Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

20 dezembro 2018

ARTESANATO EM BARRO DO VALE DO JEQUITINHONHA RECEBE O TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

      O artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha recebeu o título de “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais” após votação unânime do Conep na sede do IEPHA-MG. A votação aconteceu na Quarta Feira dia 19 de Dezembro de 2018.
   O registro contempla saberes, ofício e expressões artísticas. O reconhecimento é uma justa valorização do belíssimo trabalho artesanal feito de barro no Vale do Jequitinhonha.  
   O artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha torna-se o sétimo bem cultural de natureza imaterial ao lado do Modo Artesanal de fazer queijo da região de Serro (2.012); a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte (2.013); a Comunidade dos Arturos (2.014); as Folias de Minas (2.017); as Violas e o Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango (2.018).
Fonte: IEPHA-MG
Fotos: Maurício Costa (fotos de peças do artesão minasnovense Amaury Ferreira em curso ministrado em Chapada do Norte MG)










16 dezembro 2018

FORMATURA 2.018 DO 2º PERÍODO (PRÉ-ESCOLAR DE 5 ANOS) DA ESCOLA MUNICIPAL NÍVEA DE OLIVEIRA EMOCIONA PAIS, PROFESSORES E CONVIDADOS


Aconteceu na noite de 15 de Dezembro de 2018 no Salão do Casi em Chapada do Norte MG a Formatura dos alunos do 2º Período (Pré-Escolar de 05 anos) das professoras Geralda de Fátima Fernandes e Vera Lúcia Soares da Escola Municipal Nívea de Oliveira.
   A mestre de Cerimônia supervisora Jânia Maria de Miranda convidou o prefeito Diego Eustáquio Soares e o vice diretor da escola Geraldo José Praxedes para compor a mesa das autoridades. O vice diretor Rafael Soares Costa ficou na mesa da sonorização e as professoras tias Fátima e Verinha ficaram organizando as apresentações e monitorando os formandos.
   Os alunos formandos apresentaram dois musicais aos presentes do evento enquanto outros colegas ficaram responsáveis individualmente pelo juramento, agradecimentos e em ser o orador da turma. Houve momentos dedicados ao Hino Nacional, oração e depoimentos das professoras, vices e do prefeito.
   Após a diplomação dos alunos as professoras entregaram as lembrancinhas para os formandos. Uma equipe profissional de fotografia prestou seus serviços aos pais ansiosos em registrar esse momento especial na vida dos seus filhos.
    O evento encerrou-se com um coquetel servido pelos funcionários da escola aos pais, alunos e convidados.
Fotos: Maurício Costa