No dia 07 de abril aconteceu, por videoconferência, uma reunião para tratar da possível restauração da Igreja do Bom Jesus, em Chapada do Norte – MG. A reunião contou com a participação das seguintes pessoas:
Professor Aécio Miranda e Professora Tatiana Sena; Maurício Costa, Secretário Municipal de Cultura; Paulo Elvídio, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal; Deputado Federal Reginaldo Lopes; Deputado Estadual Cristiano Silveira; Deputado Estadual Dr. Jean Freire; Deputada Estadual Ana Paula Siqueira; Jaqueline Neiva, assessora do Dep. Federal Reginaldo Lopes; Marcel Viana, assessor e representante do Deputado Federal Padre João; Vagner Alves, assessor e representante do Deputado Federal Rogério Correia e da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira; Rodrigo Ribeiro, assessor do Dep. Cristiano; Albano Silveira e Marcos Vinícios assessores do Dep. Dr. Jean; Pablo Figueiredo, assessor da Deputada Ana Paula; Ideralice Almeida, representando a comunidade Bom Jesus; e os Freis Agostinianos responsáveis pela Paróquia Santa Cruz, Fr. Jeferson Felipe, Fr. Paulo Gabriel e Fr. Leandro dos Santos.
A reflexão, conduzida por Aécio Oliveira de Miranda, que junto com os freis agostinianos e a Secretaria Municipal de Cultura, coordenou a iniciativa, contou também com o aporte técnico da Professora Tatiana da Costa Sena. A intenção desta reunião foi sensibilizar e mobilizar os poderes e demais interessados para a urgente necessidade de restauração da Igreja do Bom Jesus – Patrimônio Histórico, tombado pelo IEPHA. Desde de 2018 a Igreja, localizada no coração de Chapada do Norte, está interditada e escorada por risco de desmoronamento. Como fruto da reunião estabeleceu-se os seguintes encaminhamentos: 1 – Compromisso de colaboração e envolvimento dos Parlamentares; 2 – Elaboração do Projeto Técnico, mediante vistoria assessorada pelo IEPHA, e custeado pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes em parceria com a Prefeitura Municipal; 3 – Após elaboração do Projeto e levantamento da folha orçamentária, mobilização dos Parlamentares presentes e de possíveis outros para financiamento da Restauração. No ínterim desses passos o grupo de representantes locais continuará a discussão e os estudos e fará, em tempo adequado, a comunicação e mobilização da comunidade chapadense para que o projeto conte com o envolvimento de todos.
Esperamos que a soma de forças e mobilização de um coletivo, cada vez maior, seja frutífera e que a Igreja do Bom Jesus, Patrimônio Histórico de nosso Município e do Estado de Minas Gerais, possa ser reaberta.
Fotos: Maurício Costa
Publicações relacionadas a Capela do Senhor Bom Jesus:
Nenhum comentário:
Postar um comentário