Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

16 fevereiro 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADA DO NORTE, SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER E LORÍ FIGUEIRÓ VIABILIZAM PARCERIA QUE CULMINA COM A REALIZAÇÃO DO PROJETO MIRADAS DE AFETO/EIXO DE FOGO COM ANNA GOBEL E DESENVOLVIDO NO MERCADO MUNICIPAL

 

Entre os dias 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2021 a Prefeitura Municipal de Chapada do Norte MG através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; apoio da Secretaria Municipal de Obras; e por intermédio do fotógrafo Lorí Figueiró, viabilizou a realização do Projeto Miradas de Afeto/Eixo Fogo, desenvolvido pela artista plástica e produtora cultural Anna Gobel, com participação de artistas e voluntários locais na pintura do tradicional Mercado Municipal, tendo como referência o trabalho fotográfico do artista Lorí, profundo conhecedor da cultura do Vale do Jequitinhonha. Com a parceria do Centro Cultural Memorial do Vale e temas ligados à identidade local e regional, o projeto visa revitalizar espaços urbanos, estimular a cidadania, preenchendo a área de vida, memórias e afetos.
Paralelamente à pintura do Mercado Municipal a equipe da Anna Gobel realizou filmagens e fotografias com representantes do artesanato chapadense na sede e na comunidade da Faceira, da Congada de Nossa Senhora do Rosário, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos sobre a secular Festa do Rosário realizada no mês de Outubro e da simplicidade do povo  nas ruas da cidade. Na Capela do Rosário filmaram uma breve apresentação dos Tamborzeiros com a força das raízes africanas, da musicalidade e da devoção à Virgem do Rosário perpetuada pelos negros através dos séculos.

Mediante o sucesso da parceria entre a Anna Gobel e a Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura de Chapada do Norte continuará apoiando o desenvolvimento de projetos que visem a valorização da identidade cultural do nosso povo, integrando ações entre as Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Cultura para a formação numa perspectiva cidadã de jovens e adolescentes. 
O projeto Miradas de Afeto é realizado pelo Instituto Periférico e tem o apoio financeiro do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, via Lei Aldir Blanc MG - edital 16/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário