Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

11 julho 2020

BIOGRAFIA DO PADRE JOSÉ MARIA DO SACRAMENTO ESTÁ SENDO ESCRITA EM CUIABÁ NO MATO GROSSO PELO HISTORIADOR FRANCISCO CHAGAS

                                            PADRE JOSÉ MARIA DO SACRAMENTO

Está sendo escrito em Cuiabá no Mato Grosso a biografia do padre José Maria do Sacramento, um personagem histórico e de passagem relevante no município de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha. Segundo estudos do senhor Francisco Chagas o padre José Maria do Sacramento permaneceu em Chapada dos Guimarães até o ano de 1945 quando retornou para Minas Gerais. Em Chapada do Norte MG foi aceito novamente como sacerdote, mas omitiu os filhos que deixou em Chapada dos Guimarães. Segundo Chagas todos com o sobrenome Sacramento em Chapada dos Guimarães são descendentes do padre José Maria. E que assim que nasceu sua primeira filha o padre José Maria foi afastado pelo arcebispo, e assim passou residir com a esposa. A partir daí foi delegado, juiz de paz e político. Chagas também afirma que nunca souberam ao certo porque José Maria do Sacramento abandonou mulher e filhos e foi embora para Minas Gerais. Há hipóteses que tenham sido por perseguição política. E que José Maria nunca enviou ajuda financeira e a família viveu aos cuidados de um enteado que capinava e cuidava da roça,  além da generosidade dos vizinhos.
Em Chapada do Norte a praça central recebeu o nome de Praça Padre José Maria do Sacramento, em Chapada dos Guimarães há uma rua com este mesmo nome e em Nova Brasilândia uma escola homenageia o padre com seu nome.
Era também chamado de 'padre preto'.
Foi pároco de Chapada dos Guimarães educador, protetor e guardião de Nossa Senhora  Santana ao ponto de ficar na Torre da igreja para defende-la dos revoĺtosos (coluna Prestes)
Como a cidade ficava muito distante do bispado, o padre Preto ficou quase que no isolamento de tal forma que relacionou-se com uma paroquiana de nome Rita Joana de Sant'ana e com ela teve 8 filhos que passo a elencar pela ordem de nascimento
1, MARIA DIMPINA 
2.OSVALDINA MARIA DO SACRAMENTO LECHNER
3.JOSE ROBERTINO DO SACRAMENTO
4.MARIA HELENA DO SACRAMENTO
5.ITAMAR BOMFILHO DO SACRAMENTO
6.MIRIS TEODORINA DO SACRAMENTO
7.ANJO BENEDITO DO SACRAMENTO (AINDA VIVE COM 80 ANOS )
8.JOAQUIM ROGÉRIO DO SACRAMENTO
O padre José Maria também teve um filho com uma senhora por nome Benedita
que morava na zona rural. A família conta que ela ao dar a luz abandonou a criança na Beira de uma estrada e essa criança foi encontrada pelo  senhor Totó Sampaio e
que deu-lhe o nome de Terêncio Sampaio.
Terêncio já é  falecido mas deixou numerosa descendência.
Tudo isso quando chegou ao conhecimento dos seus superiores que lhe indagaram: ou assumiria a vida religiosa em outro lugar ou assumiria a família. E ele escolheu o sacerdócio indo para Minas Gerais  e nunca mais deu noticias. Lá ele ficou até sua morte e segundo relatos a diocese cuidou da educação  de seus filhos em Chapada dos Guimarães ( fato que a família não confirma).
Ainda vivem um casal de filhos do padre Preto dos 8 que teve com a dona Rita. Gerando uma imensa árvore genealógica na  Chapada dos Guimarães.
No estado de Minas Gerais o padre José Maria do sacramento além da vida religiosa desempenhou grande trabalho na politica elegeu-se vereador e presidente da Câmara.
Era um forte aliado da famosa família mineira  Badaró.
O padre José Maria do Sacramento registrou todos os seus filhos como mostra o historiador Francisco Chagas apresentando a foto da certidão de nascimento de um dos seus filhos: Anjo Benedito. Chagas também possui algumas revistas com matérias sobre o padre.
Segundo informação do padre Carlos Badaró sua tia Corina contava que o padre José Maria do Sacramento veio do Mato Grosso em 1945 praticamente com a roupa do corpo e ela o acolheu em sua casa. Ela organizou a Casa Paroquial e acertou com Herculana para ser a cozinheira.
A biografia do padre José Maria do Sacramento tem previsão de ser concluída em 2021.
Francisco Chagas é proprietário da página Cuiabá MT de antigamente com 105.000 membros na rede social Facebook.

Nota de falecimento

Dona Pina

Entristecido com a notícia, comunico o falecimento de Dona Maria Dimpina do Sacramento, aos 96 anos. Ocorrido em Chapada dos Guimarães., onde a mesma foi velada.até as 10 horas do dia 09.07.2020.
Dona Pina como era carinhosamente chamada, é a filha mais velha do  Padre Preto ( José Maria do Sacramento) padre esse que residiu em Chapada dos Guimarães da Década de 1920 até 1945.
A Família  Sacramento hoje é uma das mais tradicionais da cidade.
A todos os familiares da querida Dona Pina, apresentamos os nossos sinceros votos de pesar.
Descanse em paz!
Informações e fotografias: Francisco Chagas.
Fotografia do Padre José Maria do Sacramento na Câmara Municipal de Chapada do Norte MG 
Fotografia do enterro do padre José Maria do Sacramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário