Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

01 maio 2019

ACHANTI PROMOVE "TURISMO COMUNITÁRIO NO JEQUITINHONHA" E VALORIZA A CULTURA, O ARTESANATO, A CULINÁRIA , FÉ E RESISTÊNCIA NEGRA


    Um grupo de turistas esteve em Chapada do Norte MG no dia 1º de Maio de 2019, feriado do Dia do Trabalho. Eles participavam do projeto “Turismo Comunitário no Jequitinhonha” organizado e articulado pela Achanti. Os turistas foram recebidos na cidade por Carlos Eduardo, Marília Lourenço, Mauro Lourenço e Celeizinha Lourenço, todos da Achanti e conduzidos até a Capela do Rosário.
     Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário os visitantes foram recepcionados pelos integrantes da Irmandade do Rosário. Os irmãos do Rosário Olimpio Soares Rodrigues, Marcone Evangelista e Maurício Costa fizeram uma explanação sobre a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte que ocorre anualmente no mês de Outubro. Paulo Toffoleti, artesão conversou com os visitantes e relatou sobre seus conhecimentos sobre a festa, a Capela do Rosário e o artesanato local. Outros irmãos do Rosário, jovens e cidadãos chapadenses compareceram a Igreja do Rosário e prestigiaram o evento.
     Os Tamborzeiros do Rosário de Chapada do Norte foram convidados pela Achanti e realizaram uma apresentação que contagiou os visitantes pela força das cantigas, danças e batuques de tradição africana e louvores a Virgem do Rosário.
     Ao final houve um momento de agradecimento mútuo, por parte dos irmãos do Rosário e Tamborzeiros e dos turistas que agradeceram muito pela riquíssima apresentação dos Tamborzeiros e pelos relatos sobre a Festa do Rosário.
      Os turistas ao final da visita fizeram a doação de um tambor aos Tamborzeiros.
      No roteiro detalhado apresentado pela Achanti após o almoço os turistas iriam para a comunidade quilombola de Poções apreciar a culinária local e a arte do grupo Caboclos do Surubim. No roteiro ainda estava previsto que no dia anterior os turistas estariam em Minas Novas vivenciando o Terço Cantado e entrevista com o mestre Antonio Bastião.
Fotos: Maurício Costa














Nenhum comentário:

Postar um comentário