Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

09 fevereiro 2019

OBRAS NO TRECHO DA RODOVIA FEDERAL BR 367 QUE LIGA MINAS NOVAS, CHAPADA DO NORTE, BERILO E VIRGEM DA LAPA APLICA REVESTIMENTO PRIMÁRIO, UM TRATAMENTO ANTI PÓ


O Movimento Filhos do Vale formado por cidadãos civis das cidades de Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa e também por simpatizantes de outras cidades mineiras, está há exatamente um ano batalhando em prol do asfaltamento do trecho da Rodovia Federal BR 367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa. E após um ano de trabalho coletivo e intenso com reuniões, elaboração de documentos, viagens, articulação com políticos locais, deputados estaduais e federais, o grupo chegou a três conquistas consideráveis: a primeira o retorno da circulação da Viação Rio Docê entre Araçuaí e Minas Novas; a segunda foi o início do revestimento primário com material fresado entre os municípios de Minas Novas e Virgem da Lapa e a terceira conquista do grupo foi liberação da licença ambiental pelo governo de Minas Gerais do trecho da BR 367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa. O material fresado é um asfalto que é retirado de outra estrada e reutilizado. Ele é considerado um material nobre, é um asfalto triturado feito de ligante de asfalto e brita. É importante ressaltar que não se trata de uma pavimentação, mas sim um tratamento anti-pó. Ao final da obra, a BR passará a impressão de ter sido asfaltada, contudo é uma obra menos resistente, com uma durabilidade menor, mas o Dnit garante que haverá uma melhoria considerável na trafegabilidade do trecho, e que reparos sistemáticos serão dados a fim de manter a boa qualidade do serviço. Além do revestimento primário, outras obras de melhorias estão sendo desenvolvidas no trecho entre as cidades citadas anteriormente: cortes de árvores que margeiam a estrada, preenchimento dos buracos, marcação com faixas centrais e laterais no asfalto, todas as saídas de água fluviais desobstruídas, duplicação da ponte alta em Turmalina. As obras citadas acima iniciaram após a saída do exército e a contratação da empresa pelo Dnit. O engenheiro chefe do Dnit Wainer sempre foi muito sensível com as demandas apresentadas pelo Movimento Filhos do Vale e mantém neste período de 1 ano, grande parceria e contato constante. Wainer afirmou em reuniões que o Movimento Filhos do Vale tem sido determinante nas conquistas recentes da BR 367, entre elas a retirada do exército e contratação da empresa Vilasa e que será necessário o apoio de todos os políticos votados na região para subsidiar recursos tantos para manutenção da BR como para colocar o projeto agora em 2019, para inclusão da pavimentação em 2020. O engenheiro do Dnit também afirmou que a ponte de Berilo será prioridade e que pranchões que estavam soltos já foram instalados. O trecho está orçado em Cento e Noventa Milhões com todas as pontes. 
Fonte e Fotos do Grupo Movimento Filhos do Vale no WhatsApp














Nenhum comentário:

Postar um comentário