Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

25 novembro 2018

IV FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA DA E.E.PROFESSORA MARIA GOMES DA SILVA NO BATIEIRO VALORIZA A FESTA DO ROSÁRIO; O ARTESANATO, RELÍQUIAS DA COMUNIDADE E A HISTÓRIA LOCAL NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

       A Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva no povoado do Batieiro em Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha através dos funcionários e alunos realizou no dia 24 de Novembro de 2018 a IV Feira de Ciências e Cultura. O evento que na Semana da Consciência Negra valorizou a cultura, o artesanato, a religiosidade, a negritude; focou em trabalhar com os alunos o passo a passo dos vários momentos desenvolvidos anualmente na tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em Chapada do Norte. A programação teve: Encenação do Mastro a Cavalo apresentando o embate entre os Mouros e Cristãos; Buscada da Santa, alunos encarnando os tamborzeiros e suas canções e danças, entre outros momentos da festa reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais. Alguns alunos e professores estiveram na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Chapada do Norte MG entrevistando o atual Procurador Geral da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário sobre os trabalhos da Irmandade, sua história, pertences e sobre a Festa do Rosário.
    Os profissionais também trabalharam com os alunos a história da escola, o porquê da escolha do nome e a primeira professora, bem como valorização das histórias locais.
    Com o objetivo de valorizar a cultura, tradições, costumes e histórias locais, a IV Feira de Ciências e Cultura da Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva levou aos alunos um pouco da riqueza cultural do município de Chapada do Norte MG.





































      

Nenhum comentário:

Postar um comentário