Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

05 fevereiro 2015

3º Encontro de Tamborzeiros do Vale Jequitinhonha na cidade de Diamantina



A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (Maurício Costa, Fabiane Vissotto e Niucilene Soares) de Chapada do Norte MG viabilizou o recurso financeiro para conduzir os Tamborzeiros do Rosário e também os grupos minasnovenses Rei Tiago e a Guarda de Honra da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas para participarem do 3º Encontro de Tamborzeiros na cidade de Diamantina; mandou confeccionar as camisas para o grupo chapadense e ainda conseguiu repassar ao grupo de tamborzeiros de Chapada do Norte uma gratificação pela participação no evento, além de acompanhá-los em Diamantina. O 3º Encontro dos Tamborzeiros do Rosário do Vale do Jequitinhonha aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro de 2014 em Diamantina. As atividades foram concentradas no distrito de São João da Chapada e em diferentes espaços da cidade entre os dias 26 a 29/11; e no Centro Histórico de Diamantina no sábado, 29/11, e domingo, 30/11.
Os grupos participantes desta terceira edição do Encontro são: Grupo de Tamborzeiros do Rosário dos Homens Pretos do Sucuriú, de Francisco Badaró; o Grupo de Tamborzeiros do Rei Tiago, de Minas Novas; o Grupo de Tamborzeiros de Rosário de Minas Novas; e os Grupos de Tamborzeiros de Virgem da Lapa, o grupo de Tamborzeiros do Rosário de Chapada do Norte e o grupo de tamborzeiros de Araçuaí.
O evento foi realizado pelo Instituto Bateia em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, além de aporte financeiro do Fundo Estadual de Cultura.
Programação
26 a 29 de Novembro
Em São João da Chapada e Diamantina
Oficinas de cantigas e batuques e outras práticas tradicionais da região
Conversa com os mestres
29 de Novembro
8h: Palestra: A terra dos diamantes e a tradição do garimpo no Alto Jequitinhonha: Profª. Mariana Lacerda, Casa da Glória/UFMG-IGC
8h30: Passeio turístico
15h: Cortejo pelas ruas da cidade com os tamborzeiros e vários grupos convidados
16h: Instalação do Espaço do Tamborzeiro: Abertura solene no Mercado Velho
16h30: Mesa: Políticas públicas para as culturas populares – Representantes das instituições: MinC - IPHAN; IEPHA; UFVJM; UFMG
17h às 18h: Oficinas abertas de batuques, dança da garrafa, dança do porretim: Praça do Mercado
18h: Mostra das oficinas
20h: Noite do tambor: brincadeiras de disputa, dança do porretim, dança da garrafa, grumentação, cantos e batuques
Show musical: Saldanha Rolim e os Tambores de Cantaria: Mercado Velho
30 de Novembro
Mercado Velho
8h: Cantos de abertura da manhã
8h30: Palestra e bate papo: Sons dos tambores do rosário: passado e presente, profª. Leda Martins / UFMG e Daniel Magalhães, músico e pesquisador
Lançamento da cartilha: O Bem Comum: Imagem, Canto, Palavra: publicação do Festival de Inverno 2012 / UFMG
9h30: Mesa dos capitães, irmandades e convidados: Experiências de transmissão de saberes e fazeres
10h30 às 11h30: Oficinas abertas de batuques, dança da garrafa, dança do porretim – Praça do Mercado
11h30: Grupo de trabalho com os gestores municipais e tamborzeiros
12h: Leitura: Carta do Encontro
Almoço
Tambores de despedida
Obs: A atividade que que seria realizada no Domingo com os gestores municipais e os capitães de tambor presentes no encontro acabou não acontecendo e ficou previamente combinado que esse grupo de trabalho deverá ser agendado para acontecer em Chapada do Norte ou Francisco Badaró. Durante a mesa de discussões no Mercado Velho sobre Políticas Públicas para as culturas populares o secretario municipal de cultura de Chapada do Norte MG Maurício Costa e o prefeito de Virgem da Lapa MG Harley Lopes manifestaram o desejo que seus respectivos municípios sejam sede do próximo encontro de tamborzeiros. Maurício Costa usou na sua argumentação o fato de Chapada do Norte ainda não ter sido sede do evento e a paixão do povo chapadense pela tradição do tambor.
















Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário