Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

13 outubro 2015

DEPUTADO ESTADUAL DR. JEAN FREIRE ENTRA PARA A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE CHAPADA DO NORTE MG

O último dia da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG possui em sua programação momentos muito importantes para a Festa e a Irmandade do Rosário, entre eles: a Subida do Reinado, Buscada do Cofre, Recebimento de Anuais e Ofertas espontâneas de devotos pela manhã e a Descida do Cofre, do Reinado e a Missa da Posse já durante a noite.
Outro momento muito importante da Segunda Feira, último dia de realização da Festa do Rosário chapadense é a “Filiação de Novos Irmãos na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG”. Este é o único dia no ano em que se é possível ingressar na Irmandade do Rosário. O cristão deve ir até a Igreja do Rosário entre as 10 da manhã e às 18 horas e lá encontrará com vários irmãos sentados numa mesa aguardando novos integrantes. E quando a pessoa se apresenta como interessado é lido pelos irmãos o “Termo de Compromisso” e seu texto diz que a pessoa ao entrar para a Irmandade compromete-se a: participar das reuniões, ajudar nas atividades de preservação da igreja e seu entorno, em ações preparatórias para a festa e de outros acontecimentos do interesse da irmandade. O texto também afirma que depois de vencido o período de carência de cinco anos, o irmão já está apto para ir para a pauta de votação que elege os novos festeiros do próximo ano em votação aberta com mais dois candidatos.
E nos últimos anos muitos devotos de Nossa Senhora do Rosário, admiradores da Irmandade e amantes da Festa tem ingressado na Irmandade do Rosário e abraçado a causa em louvor a Virgem do Rosário. A maioria é de filhos de Chapada do Norte MG que residem na sede, na zona rural e em cidades vizinhas. Desde pessoas de bastante simplicidade á famílias tradicionais da cidade. Tendo em comum a fé na Virgem do Rosário. E são esses irmãos que há 193 anos repassam de geração em geração a tradição da festa que culminou com o título de “Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais” em 08 de Maio de 2013 pelo IEPHA-MG. Há também hoje irmãos chapadenses residentes em cidades mineiras como Minas Novas e Diamantina, na capital Belo Horizonte e em outros Estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
Mas a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Chapada do Norte MG também tem recebido irmãos que vem de outras cidades do Brasil como, por exemplo: Antônio Cássio de Catuji e membro da Fecaje, Monsenhor Fabrizzio Clemente Fonseca de Itaobim e atualmente em Araçuaí, o poeta e profissional de artes cênicas Tinga das Gerais, além de Minasnovenses, virgolapenses e moradores de outras cidades.
E na Segunda Feira dia 12 de Outubro a Irmandade do Rosário recebeu cinco novos irmãos: as chapadenses Luana Evangelista, Josiely, a pequena Eva filha do casal Pedro e Gláucia, o religioso carioca Geraldo Aguiar que participou ao lado do pároco chapadense das Novenas e Missas da Festa do Rosário.

E o quinto novo irmão foi o Deputado Estadual Dr. Jean Freire que foi inscrito como membro de número 600. No dia anterior o deputado esteve na Casa de Artes do artesão Zé do Ponto e lá encontrou com três irmãos: Maurício Costa-Presidente, Olímpio Soares-Vice Presidente e Nilton Barbosa-Procurador Geral e declarou ao trio sua vontade de ingressar na Irmandade. E assim aconteceu: o deputado compareceu a Igreja do Rosário na Segunda Feira, ouviu a leitura do termo de compromisso e depois o assinou. Pagou o anual de inscrição. Após a realização dos procedimentos o deputado relatou aos presentes que seu ingresso não tem nada a ver com o fato de ser político. Disse que desde cedo respira a cultura do Vale, e assim como realizou festas tradicionais em outras cidades do vale, também alimentava o desejo de ingressar na irmandade chapadense e está mais próximo da tradição que se tornou patrimônio do estado. Dr. Jean participou da Procissão de Domingo, assistiu a Coroação na Igreja do Rosário e prestigiou o Festival de Grupos Folclóricos na Praça da Matriz.








Fotos Créditos: Perfis no Facebook e Flickr do Dr. Jean Freire





Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário