Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

03 outubro 2015

COMEÇA COM MUITA FÉ, ALEGRIA E DEVOÇÃO A 193ª FESTA DO ROSÁRIO DE CHAPADA DO NORTE EM 2015

Começou na Sexta Feira dia 02 de Outubro de 2015 a 193ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG. Logo pela manhã a Escola Estadual Monsenhor Mendes realizou mais uma edição do “Esquenta”, evento que leva aos alunos a história da tradicional festa.
Ao Meio dia a Banda de Música Filarmônica Santa Cruz, os juízes maiores de 2015 e a comunidade católica participaram do Meio Dia das Novenas.
E ás 19 horas foi celebrado a 1ª Novena da Festa do Rosário 2015 e Missa dos Santos Anjos da Guarda tendo a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário como equipe responsável. O Padre Victor Hugo do Nascimento, Geraldo do Rio de Janeiro, Ministros, Coroinhas, Coral Santa Cruz conduziram a celebração com os Ritos e Saudações Iniciais, Acolhida da Imagem, Oração Preparatória, Ato Penitencial, Oração do Dia, Liturgia da Palavra, Primeira Leitura, Salmo, Evangelho, Jaculatória, Ladainha, Liturgia Eucarística, Oração Pós Comunhão e Oferecimento. A igreja estava completamente lotada com grande participação dos fiéis na celebração.
O tema geral das novenas em 2015 é: “Permanecei no amor para dar muitos frutos” e o tema da primeira noite foi “Maria, Guardiã da Vida”
A ornamentação foi da equipe da Achanti.
Apesar da alegria percebida pelo povo chapadense no primeiro dia da Festa do Rosário em 2015, o momento da população é de sofrimento e agonia causados pela  falta de abastecimento de água na cidade. A maioria dos bairros estão há mais de 15 dias sem receber água nas torneiras de suas residências. E as famílias vivem dentro de suas casas um verdadeiro caos. E numa época em que é muito comum a presença de visitantes que residem em outras cidades.
A segunda noite de Novena e Missa foi celebrada pelo padre Victor Hugo Nascimento e as equipes responsáveis foram a pastoral Mãe Rainha e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a animação foi da equipe da Nova Aliança de Minas Novas.
A terceira noite de Novena e Missa também foi celebrada pelo padre Victor Hugo e seus colaboradores e as equipes responsáveis foram a Equipe de Leitores e os Coroinhas com animação do Coral Cantores do Reino da cidade de Berilo.
A quarta noite de Novenas e Missas da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG 2015 na Segunda Feira dia 05 de Outubro foi presidida pelo padre Carlos Magno da cidade de Itinga, e co-celebrada pelos padres Marcos da cidade de Veredinha, Charleston da cidade de Berilo e padre Victor Hugo de Chapada do Norte MG e seus colaboradores. Os Missionários do Santo Rosário foi à equipe responsável pela organização das novenas. E o Coral Santo Rosário fez a animação da celebração da noite!
A quinta noite de Novena e Missa foi celebrada pelo padre Victor Hugo do Nascimento e o Corpo Litúrgico da Paróquia Santa Cruz de Chapada do Norte MG com animação da Luana Pereira da cidade de Taiobeiras. As equipes responsáveis pela celebração foram o Terço dos Homens, a Sagrada Face e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Após a novena aconteceu a primeira noite de leilão na casa do rei com participação da Banda de Música Filarmônica Santa Cruz. Entre o encerramento da novena e missa e o início do leilão, os irmãos reuniram-se para uma breve reunião na Igreja do Rosário.
Na noite de 07 de Outubro de 2015 dia de Nossa Senhora do Rosário foi celebrada na Igreja do Rosário a sexta noite de Novena e Missa com Padre Victor Hugo, colaboradores, Coral Harmonia dos Anjos, Escola de Evangelização Santo André, Grupo de Jovens e Comunidade Católica. Após a celebração aconteceu a segunda noite de leilão na casa da rainha com participação da Filarmônica Santa Cruz.
E na Quinta Feira logo cedo as Congadas de Chapada do Norte e Berilo e devotos participaram da Lavação da Igreja transitando entre as casas dos reis e o Rio Capivarí. Enquanto isso os irmãos do Rosário iam preparando a arena para o mastro.
E as 16 horas começou a descida para a Benção do Angú. Uma multidão desceu ao som dos Tamborzeiros do Rosário e da Congada de Nossa Senhora do Rosário para levar á coroa ao rei e retornar a casa da rainha onde foi servido o angú abençoado pelo padre Victor Hugo do Nascimento. Logo após foi realizada a sétima novena e missa celebrada pelo Monsenhor Fabrizzio Clemente Fonseca, Grupo de Adoração ao Santíssimo Sacramento, Pastoral Jesus Misericordioso e Secretaria Municipal de Educação e animação do Ministério de Louvor Santa Cecília. E ainda na Quinta houve outro leilão na casa do rei.
Sexta Feira dia 09 de Outubro foi realizada a oitava noite de novena e missa com o Monsenhor Fabrizzio Clemente Fonseca, Catequese, Ministros e um Coral de Virgem da Lapa.
No Sábado Buscada da Santa, ,Meio dia da Festa, Mastro, Novena e Missa com a Pastoral do Dízimo e  Equipe de Leitores, Leilões e Shows na Praça da Matriz.


































































































































Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário