15 abril 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADA DO NORTE, FREI JEFERSON FELIPE E PROFESSOR AÉCIO MIRANDA DISCUTEM E ENCAMINHAM NOVAS AÇÕES EM PROL DA RESTAURAÇÃO DA CAPELA DO SENHOR BOM JESUS DA LAPA

 

·    No dia 14 de abril aconteceu a segunda reunião para tratar da possível restauração da Igreja do Bom Jesus, em Chapada do Norte – MG. A reunião contou com a participação das seguintes pessoas: Leandro Evangelista’ Prefeito Municipal; Maurício Costa, Secretário Municipal de Cultura; Paulo Elvídio, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal; Sérgio Luíz, Secretário Municipal de Obras; o Frei agostiniano, Jeferson Felipe e o prof. Aécio Miranda.

·     A reunião teve como propósito, reafirmar com o poder público municipal os compromissos em relação à restauração e preservação da igreja, bem como planejar as próximas ações para dar sequência ao projeto de restauro. Após uma breve contextualização da primeira reunião ocorrida por videoconferência no dia 07 de abril, foi discutido com o prefeito e sua equipe um conjunto de ações que caberia à prefeitura nessa importante missão de recuperar a Igreja do Bom Jesus, patrimônio histórico tombado pelo IEPHA.

·     Mediante o compromisso, já informado anteriormente, de que na reunião anterior fora sinalizado a destinação de recursos financeiros para a prefeitura contratar a elaboração de projeto – visando fazer um levantamento da situação da Igreja e projeto de intervenção visando a sua completa restauração – o Prefeito Leandro, prontamente, acolheu a proposta, bem como designou representantes de sua equipe para, junto a uma comissão formada por representantes da comunidade, da igreja e da prefeitura, darem prosseguimento a todas as tratativas necessárias à urgente e fundamental restauração da igreja.

·    O Secretário Municipal de Obras, Sérgio Luís, informou, naquele momento, que manteve contato com os responsáveis pela última reforma realizada na igreja, que está tentando levantar todo o histórico do que já foi feito para ajudar a compreender a situação da mesma, bem como, fez o compromisso de agendar uma visita in-loco, com a arquiteta Luci Ramalho para tentar adiantar o levantamento do estado atual de preservação da igreja, o que vai ajudar a iniciar esse planejamento.

            Foram retirados os seguintes encaminhamentos:

1.    Elaboração de ofício ao IEPHA/MG (Instituto Estadual do

Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) solicitando apoio tanto no que tange a compreensão da situação atual da igreja, o histórico das intervenções já realizadas, bem como apoio técnico no sentido de auxiliar a equipe local de engenharia e de licitação no planejamento e acompanhamento das ações que otimizem as chances de sucesso na restauração do bem.

2.    Elaboração de ofício, por parte da prefeitura, destinado ao Dep. Federal Reginaldo Lopes, firmando o compromisso de, mediante o repasse financeiro de autoria do mesmo, elaborar edital e contratar empresa especializada na área de restauração de patrimônio para elaboração de um projeto completo de intervenção com vista à perfeita restauração do prédio da Igreja do Bom Jesus.

3.    Indicar (a prefeitura) representante da área técnica de engenharia e da área técnica de licitação, para comporem a comissão de planejamento e acompanhamento das ações de restauração da igreja (foram indicados: Sérgio Luís, representante da área técnica de engenharia e Deisiane Leite, representante da área técnica de licitação.


       4. 
Visita in loco da igreja pelos membros da comissão de acompanhamento do projeto de restauro, com a presença da arquiteta Luci Ramalho.

 Por fim, foi sugerido ao poder público municipal a regularização do Conselho Patrimonial do município, da situação do ICMS Patrimônio Cultural, assunto que também apareceu na reunião anterior e para o qual foi oferecido apoio por parte dos parlamentares, através dos seus assessores.

           A reunião foi finalizada com o Prefeito Municipal de Chapada do Norte, Leandro Evangelista, reafirmando seu compromisso de realizar a contratação da empresa para elaboração do projeto de restauro. Na oportunidade, manifestou sua preocupação com o patrimônio histórico do município, se comprometendo a reorganizar o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, tratar as questões do ICMS Patrimônio Cultural e tudo mais que se fizer necessário para zelar por nossos valorosos bens patrimoniais e culturais. Os presentes agradeceram a acolhida, se comprometendo a continuar 

atuando para o sucesso dessa missão.                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário