O Movimento
Filhos do Vale formado por cidadãos civis das cidades de Minas Novas, Chapada
do Norte, Berilo, Virgem da Lapa e também por simpatizantes de outras cidades
mineiras, está há exatamente um ano batalhando em prol do asfaltamento do
trecho da Rodovia Federal BR 367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa. E após um
ano de trabalho coletivo e intenso com reuniões, elaboração de documentos,
viagens, articulação com políticos locais, deputados estaduais e federais, o
grupo chegou a três conquistas consideráveis: a primeira o retorno da
circulação da Viação Rio Docê entre Araçuaí e Minas Novas; a segunda foi o
início do revestimento primário com material fresado entre os municípios de
Minas Novas e Virgem da Lapa e a terceira conquista do grupo foi liberação da licença ambiental pelo governo de Minas Gerais do trecho da BR 367
entre Minas Novas e Virgem da Lapa. O material fresado é um asfalto que é retirado de
outra estrada e reutilizado. Ele é considerado um material nobre, é um asfalto
triturado feito de ligante de asfalto e brita. É importante ressaltar que não
se trata de uma pavimentação, mas sim um tratamento anti-pó. Ao final da obra,
a BR passará a impressão de ter sido asfaltada, contudo é uma obra menos
resistente, com uma durabilidade menor, mas o Dnit garante que haverá uma
melhoria considerável na trafegabilidade do trecho, e que reparos sistemáticos
serão dados a fim de manter a boa qualidade do serviço. Além do revestimento
primário, outras obras de melhorias estão sendo desenvolvidas no trecho entre
as cidades citadas anteriormente: cortes de árvores que margeiam a estrada,
preenchimento dos buracos, marcação com faixas centrais e laterais no asfalto,
todas as saídas de água fluviais desobstruídas, duplicação da ponte alta em
Turmalina. As obras citadas acima iniciaram após a saída do exército e a
contratação da empresa pelo Dnit. O engenheiro chefe do Dnit Wainer sempre foi
muito sensível com as demandas apresentadas pelo Movimento Filhos do Vale e
mantém neste período de 1 ano, grande parceria e contato constante. Wainer
afirmou em reuniões que o Movimento Filhos do Vale tem sido determinante nas
conquistas recentes da BR 367, entre elas a retirada do exército e contratação
da empresa Vilasa e que será necessário o apoio de todos os políticos votados
na região para subsidiar recursos tantos para manutenção da BR como para
colocar o projeto agora em 2019, para inclusão da pavimentação em 2020. O
engenheiro do Dnit também afirmou que a ponte de Berilo será prioridade e que
pranchões que estavam soltos já foram instalados. O trecho está orçado em Cento
e Noventa Milhões com todas as pontes.
Fonte e Fotos do Grupo Movimento Filhos do Vale no WhatsApp
Nenhum comentário:
Postar um comentário