23 setembro 2021

199ª FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE CHAPADA DO NORTE MG NO VALE DO JEQUITINHONHA ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 1º E 11 DE OUTUBRO DE 2021 E PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO EM FORMATO SIMPLIFICADO ATENDENDO AS NORMAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO CONTRA A PANDEMIA DO COVID-19

 


Entre os dias 1º e 11 de Outubro será realizada em Chapada do Norte a 199ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Celebração religiosa dos devotos da Virgem do Rosário, a Festa é também um símbolo de resistência do povo negro que preserva ao longo dos séculos a cultura, a fé, a culinária e a identidade de um povo. 

Embora a vacinação contra o Covid-19 tenha sido um grande sucesso no município, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e a Paróquia Santa Cruz concluíram que o momento ainda inspira cuidados e decidiram que pelo segundo ano consecutivo a Festa do Rosário será realizada em formato simplificado seguindo os protocolos sanitários. 

Os assentos na Capela do Rosário permanecem numerados mantendo espaçamento entre os fiéis, totens com álcool gel continuarão disponíveis; Lavação da Igreja, Buscada da Santa, o Meio Dia das Novenas e o Meio Dia da Festa, serão realizados com participação popular reduzida; a comunidade é convidada a fazer o Angú e o Docê em casa; e outros momentos como Leilões, Subida e Decida do Reinado, Encenação entre Mouros e Cristãos, Buscada e Entrega do Cofre não serão realizados novamente.

A Paróquia Santa Cruz transmitirá as Novenas e Missas através dos seus perfis no Facebook e Youtube.

Confira a programação da Festa do Rosário através do cartaz virtual:



01 setembro 2021

PETIÇÃO, INDIGNAÇÃO E MOVIMENTADA MANIFESTAÇÃO EM REDES SOCIAIS REPUDIAM FECHAMENTO DA ESCOLA ESTADUAL OLÍDIA LEMOS DE OLIVEIRA NO DISTRITO DE CACHOEIRA DO NORTE EM CHAPADA DO NORTE MG NO VALE DO JEQUITINHONHA.

A comunidade do distrito de Cachoeira do Norte no município de Chapada do Norte usou as mídias sociais para manifestar seu repúdio ao governador Romeu Zema pelo fechamento da Escola Estadual Olídia Lemos. Pais, quadro de funcionários, alunos, admiradores, ex funcionários entre outros usaram seus perfis nas redes sociais para manifestar sua indignação e expectativa numa revogação do ato que prejudicaria toda uma comunidade escolar premiada e reconhecida pelos bons trabalhos na área da educação.

A comunidade mostrou toda sua revolta pela falta de diálogo e autoritarismo no ato.

A Escola Estadual Olídia Lemos de Oliveira recebeu os dois Prêmios Transformação e será contemplada com o valor de R$100.000,00 (Cem mil reais) referente a premiação, que reforça os bons resultados obtidos pela escola, avaliada entre as melhores do Estado, estando os índices da escola entre os maiores da SER.

Deputados votados na região foram cobrados em seus perfis para se posicionarem em favor da continuidade das atividades da referida escola. 

Uma petição colhe assinaturas  tentando sensibilizar autoridades. Assine e ajude nesta causa nobre.

Petição em prol da Escola Estadual Olídia Lemos de Oliveira em Cachoeira do Norte/Chapada do Norte MG:

https://chng.it/dSyhSzjYnS