12 dezembro 2020

TURMALINA ADOTA A ONDA VERMELHA DO PLANO MINAS CONSCIENTE

A Prefeitura, através do Comitê Municipal de Enfretamento ao Coronavírus, divulga a publicação do Decreto Municipal n° 121 de 11 de dezembro de 2020, que adota a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente- Retomando a Economia do Jeito Certo do Governo do Estado de Minas Gerais nos próximos 7 dias.

As medidas foram decididas pelo Comitê em reunião ordinária em 11/12, com participação de representantes de igrejas evangélicas, restaurantes, padarias, supermercados e equipe de transição de Governo, após a Macrorregião Jequitinhonha e Microrregião, da qual Turmalina pertence e está inserida na Onda Vermelha, suspendendo quaisquer atividades passíveis de aglomeração de pessoas.

Neste estrato apenas serviços comerciais considerados essenciais estão com o funcionamento permitido como: supermercados, padarias, farmácias e outros (confira o Decreto) como forma de contingenciar a circulação da população turmalinense nas ruas.

Reforçamos as medidas de prevenção: uso de máscara, distanciamento social, lavagem, higienização das mãos e etiqueta respiratória.

06 dezembro 2020

PARÓQUIA DE TURMALINA SUSPENDE CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS DEVIDO O ALTO NÚMERO DE INFECTADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO.

Nas redes sociais da paróquia o seguinte comunicado explicou os motivos:
"Graça e bênção da parte de Deus. 
Diante do número crescente de contaminados com covid-19 e respeitando o decreto municipal comunico que:
- A Celebração da Palavra nas CEBs está suspensa;
- A Missa presencial cancelada;
- O preceito dominical se cumpre acompanhando a celebração pelos canais de Comunicação;
- Nas celebrações transmitidas apenas a participação de um(a) cantor(a), um(a) leitor(a), um(a) comentarista, um(a) MESCE, o operador de câmeras, operador do som e o Presidente, todos com máscara e mantendo a distância estabelecida.

Pe. Ademir Versiani 
Pároco de Turmalina-MG

05/12/020"

22 novembro 2020

JORNAL ESTADO DE MINAS DESTACA EM EDIÇÃO DE 22/11/2020 CONVERSA VIRTUAL PROMOVIDA PELO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MINAS GERAIS, COMEMORATIVA AOS 300 ANOS DA CAPITANIA DE MG E DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No Domingo dia 22 de Novembro de 2020 o Jornal Estado de Minas publicou uma matéria sobre uma roda de conversa virtual entre a pensadora e acadêmica Leda Maria Martins e o atual Procurador Geral da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG Maurício Costa com o tema  "Rosário: Fé e Resistência como marcos da nossa identidade " promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais dentro das comemorações dos 300 anos do Estado de Minas Gerais e o Dia da Consciência Negra. Adalberto Mateus foi o mediador da conversa. O vídeo encontra-se disponível no canal do YouTube do IHGMG-Virtual com o título "Rosário: Fé e Resistência como marcos da nossa identidade "e pode ser acessado no link https://youtu.be/k5EPa-EikjM 

06 novembro 2020

REVESTIMENTO PRIMÁRIO DA BR 367 TRECHO ENTRE BERILO E CHAPADA DO NORTE MG AVANÇA E MOVIMENTO FILHOS DO VALE REFORÇAM AGRADECIMENTOS AO DNIT, VILASA E COLABORADORES

As obras na BR 367, trecho Berilo- Chapada do Norte estão em ritmo acelerado, conforme fotos abaixo. O Movimento Filhos do Vale agradece ao DNIT/ Vilasa e todos os seus colaboradores pela conquista histórica do Revestimento Primário já realizado entre Chapada do Norte- Minas Novas e também  o trecho que está sendo construído entre Berilo- Chapada do Norte.  Movimento Filhos do Vale.
Juntos, somos mais fortes!

01 novembro 2020

MANOEL RODRIGUES DOS SANTOS, O MANOEL BRANCO, VICE PREFEITO DE CHAPADA DO NORTE MG NO VALE DO JEQUITINHONHA MORRE AOS 68 ANOS NO DISTRITO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA EM 1° DE NOVEMBRO DE 2020

MANOEL RODRIGUES DOS SANTOS
⭐  13/04/1952
✝️  01/11/2020
     O prefeito do município de Chapada do Norte MG Diego Eustáquio Soares decretou luto oficial de três dias:
O ADEUS A MANOEL BRANCO !

Morreu no início da noite de 01/11/2020, o atual Vice-Prefeito de Chapada do Norte, MANOEL RODRIGUES DOS SANTOS, popularmente conhecido como "MANOEL BRANCO".
De família humilde, aos 13 anos migrou-se  para Sao Paulo, onde começou a trabalhar ainda na adolescência no corte de cana, destino da maioria dos jovens do nosso Sofrido Vale do Jequitinhonha.
Em 1973, teve seu primeiro reconhecimento na Usina Bomfim e passou a coordenar turmas, sempre amigo e humano, cada vez mais aflorava seu espírito de liderança, com determinação, coragem e caráter.
Logo entrou para a política, elegendo-se em 1988, Vereador à Câmara Municipal de Chapada do Norte, sua brilhante atuação se destacou e em 1992 elegeu-se Vice-Prefeito na Chapa do Prefeito Paulo Roberto Soares.
Chegou ao cargo de Prefeito em 01/01/2000, realizando uma profícua administração, que oportunizou sua reeleição para o pleito de 2001 a 2004
Em 2017, aliou-se como  candidato a Vice-Prefeito na chapa do candidato Diego Eustáquio Soares e foram vitoriosos, novamente se candidataram em 2020, quando então, há poucos dias antes do seu falecimento renunciou à candidatura ao cargo de Vice-Prefeito, por grave problema de saúde, pelo qual foi infelizmente vitimado.
"Manoel Branco", morreu serenamente em sua residência, no Distrito de Boa Vista, cercado pelo carinho e amor incondicional de seus familiares e amigos.
Deixa um grande legado como ser humano honrado,  honesto, pai e esposo dedicado, político nobre, exemplo a ser seguido pelos políticos do Vale do Jequitinhonha e de todo o Brasil.
O seu sepultamento será no Distrito de São Sebastiao da Boa Vista, hoje, em horário a ser confirmado.

Descanse em paz guerreiro !

REPORTAGEM
Adão Domingos

COLABOROU
Acidália Maria Praxedes

Rádio Bom Sucesso, a Voz do Vale !

20 outubro 2020

FÉ, ORAÇÃO, ESPERANÇA, PREVENÇÃO E CULTURA DÃO O TOM NAS 198ª E 199ª FESTAS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE CHAPADA DO NORTE MG NO NOVO NORMAL CAUSADO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM 2020 E 2021

 

Entre os dias 02 e 12 de Outubro de 2020 foi realizada a 198ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha.

Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais a festa em 2020 foi adaptada respeitando as medidas sanitárias de prevenção ao Covid-19. Por causa da pandemia do Novo Coronavírus e preocupados em evitar situações que causassem aglomerações colocando a vida das pessoas em risco, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e os Frades Agostinianos optaram pela realização de uma festa simplificada, mas mantendo as principais características da devoção e cultura do povo chapadense. Momentos marcantes como Leilões, Mastro a Cavalo, Buscada e entrega do cofre, Subida e Descida do Reinado não foram realizados; O Meio Dia, a Lavação da Igreja, a Buscada da Santa, o Levantamento do Mastro e a Filiação de Novos Irmãos foram realizados de forma simplificada. A comunidade católica chapadense foi convidada a realizar em casa o Angu e o Doce confraternizando com os familiares. A benção do angu foi realizada ao vivo pelo frei Felipe da Casa Paroquial com a participação dos Tamborzeiros do Rosário e transmissão pela página da Paróquia Santa Cruz no Facebook. As Novenas, a Missa da Festa e a Missa da Segunda Feira, último dia da festa tiveram um limite de 20 fiéis, álcool gel nas entradas e lugares numerados nos bancos da Capela do Rosário de acordo com as inscrições feitas com antecedência no Salão Paroquial. Além dos fiéis dentro da igreja, muitos outros assistiram todas as noites as celebrações do lado de fora da igreja respeitando o distanciamento.

Uma live realizada na Página da Paróquia Santa Cruz no Facebook e um vídeo explicativo nas mídias sociais do IEPHA-MG alertaram com antecedência a população sobre as alterações na festa em 2020 e os cuidados com a pandemia do Covid-19.

Os juízes maiores Monsenhor Fabrizzio Clemente Fonseca, Andréia Aparecida Soares e a capitã do Mastro, Leila Fernandes, tiveram suas funções estendidas para o ano de 2021.

No Sábado seguinte ao que seria do Mastro a Cavalo houve a descida da Bandeira do Rosário.

Com fé, cultura, esperança e cuidados a Festa de Nossa Senhora do Rosário em 2020 foi realizada, apesar da pandemia do Covid-19.

Fotos: Maurício Costa


























































Entre os dias 1º e 11 de Outubro de 2021 foi realizada em Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha a 199ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais, a festa pelo segundo ano consecutivo foi realizada em formato simplificado ainda respeitando os protocolos sanitários de prevenção ao vírus do Covid-19. A tradicional festa priorizou os momentos religiosos tendo as nove novenas, a Missa da Festa,  e novamente em 2021 em formato simplificado e reduzido ocorreu também a Buscada da Santa, a Lavação da Igreja e o Angu em Casa. Os irmãos também organizaram um sistema de revezamento para realização da “Filiação de Novos Irmãos e Recebimento de Anuais e Devotos”.

Ainda devido a pandemia do Covid 19 em 2021 não foram realizados os leilões, a Buscada do Cofre, o Mastro a Cavalo, a Subida e Descida do Reinado, entre outros momentos.

Os juízes maiores Fabrizzio Clemente Fonseca e Andréia Aparecida Lemos Soares e a Capitã do Mastro Leila Fernandes permaneceram em suas funções para a Festa do Rosário em 2022.