20 outubro 2020

FÉ, ORAÇÃO, ESPERANÇA, PREVENÇÃO E CULTURA DÃO O TOM NAS 198ª E 199ª FESTAS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE CHAPADA DO NORTE MG NO NOVO NORMAL CAUSADO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM 2020 E 2021

 

Entre os dias 02 e 12 de Outubro de 2020 foi realizada a 198ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha.

Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais a festa em 2020 foi adaptada respeitando as medidas sanitárias de prevenção ao Covid-19. Por causa da pandemia do Novo Coronavírus e preocupados em evitar situações que causassem aglomerações colocando a vida das pessoas em risco, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e os Frades Agostinianos optaram pela realização de uma festa simplificada, mas mantendo as principais características da devoção e cultura do povo chapadense. Momentos marcantes como Leilões, Mastro a Cavalo, Buscada e entrega do cofre, Subida e Descida do Reinado não foram realizados; O Meio Dia, a Lavação da Igreja, a Buscada da Santa, o Levantamento do Mastro e a Filiação de Novos Irmãos foram realizados de forma simplificada. A comunidade católica chapadense foi convidada a realizar em casa o Angu e o Doce confraternizando com os familiares. A benção do angu foi realizada ao vivo pelo frei Felipe da Casa Paroquial com a participação dos Tamborzeiros do Rosário e transmissão pela página da Paróquia Santa Cruz no Facebook. As Novenas, a Missa da Festa e a Missa da Segunda Feira, último dia da festa tiveram um limite de 20 fiéis, álcool gel nas entradas e lugares numerados nos bancos da Capela do Rosário de acordo com as inscrições feitas com antecedência no Salão Paroquial. Além dos fiéis dentro da igreja, muitos outros assistiram todas as noites as celebrações do lado de fora da igreja respeitando o distanciamento.

Uma live realizada na Página da Paróquia Santa Cruz no Facebook e um vídeo explicativo nas mídias sociais do IEPHA-MG alertaram com antecedência a população sobre as alterações na festa em 2020 e os cuidados com a pandemia do Covid-19.

Os juízes maiores Monsenhor Fabrizzio Clemente Fonseca, Andréia Aparecida Soares e a capitã do Mastro, Leila Fernandes, tiveram suas funções estendidas para o ano de 2021.

No Sábado seguinte ao que seria do Mastro a Cavalo houve a descida da Bandeira do Rosário.

Com fé, cultura, esperança e cuidados a Festa de Nossa Senhora do Rosário em 2020 foi realizada, apesar da pandemia do Covid-19.

Fotos: Maurício Costa


























































Entre os dias 1º e 11 de Outubro de 2021 foi realizada em Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha a 199ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais, a festa pelo segundo ano consecutivo foi realizada em formato simplificado ainda respeitando os protocolos sanitários de prevenção ao vírus do Covid-19. A tradicional festa priorizou os momentos religiosos tendo as nove novenas, a Missa da Festa,  e novamente em 2021 em formato simplificado e reduzido ocorreu também a Buscada da Santa, a Lavação da Igreja e o Angu em Casa. Os irmãos também organizaram um sistema de revezamento para realização da “Filiação de Novos Irmãos e Recebimento de Anuais e Devotos”.

Ainda devido a pandemia do Covid 19 em 2021 não foram realizados os leilões, a Buscada do Cofre, o Mastro a Cavalo, a Subida e Descida do Reinado, entre outros momentos.

Os juízes maiores Fabrizzio Clemente Fonseca e Andréia Aparecida Lemos Soares e a Capitã do Mastro Leila Fernandes permaneceram em suas funções para a Festa do Rosário em 2022.