24 fevereiro 2018

MOVIMENTO FILHOS DO VALE REIVINDICA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NO TRECHO DA RODOVIA FEDERAL BR 367 ENTRE MINAS NOVAS, CHAPADA DO NORTE, BERILO E VIRGEM DA LAPA NO VALE DO JEQUITINHONHA EM MINAS GERAIS

Aconteceu na manhã de 24 de Fevereiro de 2017 no Salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha a reunião do “Movimento Filhos do Vale” criado com o objetivo de desenvolver ações em prol da pavimentação asfáltica do trecho da Rodovia Federal BR 367 que liga as cidades de Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo e Virgem da Lapa. O trecho citado abrange aproximadamente 60 quilômetros de estrada de terra, esburacada, com pedregulhos que causam dificuldades e prejuízos aos motoristas que transitam pelas cidades já citada que se agravam em períodos chuvosos pela lama e pelo fato de ficarem intransitáveis. A sociedade civil das cidades “esquecidas” resolveu retomar as ações após a divulgação no dia 02 de Fevereiro que foi liberado pelo governo federal uma verba para pavimentação do asfalto do lote da BR 367 que compreende as cidades de Almenara, Jacinto e Salto da Divisa e o trecho Chapada do Norte, Minas Novas, Berilo e Virgem da Lapa não foi mais uma vez contemplada.
     O movimento possui um grupo no aplicativo WhatsAPP que discute temas sobre o Vale e nestes dias logo atingiu o limite de 250 participantes; e durante alguns dias os membros foram discutindo ações á serem realizadas em prol da pavimentação da BR e posteriormente foi criado na rede social Facebook o grupo Filhos do Vale que em poucos dias ultrapassou o número de três mil membros. Ambos os espaços foram usados para elaborar as propostas do movimento e desenvolver a interação entre os cidadãos da sociedade civil que há décadas compartilham do mesmo sonho: o asfalto do trecho já citado.
      O evento contou com a presença e cobertura das rádios Aranãs de Capelinha, Bonsucesso de Minas Novas e TV Araçuaí que realizaram entrevistas e matérias no local do encontro. Os organizadores também afirmaram que a Rádio Itatiaia estava cobrindo o ato manifesto.
     Adailton Rodrigues e Nilton Barbosa de Chapada do Norte e Íris de Berilo, que estão entre os coordenadores do movimento fizeram as explanações sobre as ações já realizadas e as previamente levantadas nos grupos para que o público presente pudesse decidir sobre as próximas ações; entre elas reuniões com DNIT, gravação de vídeos e fotos sobre a BR 367, solicitar posteriormente adesão dos deputados votados na região ao movimento, agendar uma reuniões com os prefeitos das cidades prejudicadas, realizar uma manifestação pacífica em frente à Assembleia e petição pública online para envolvimento de moradores de outros municípios. Há também a intenção de envolver chapadenses, minasnovenses, berilenses e virgolapenses que residem em Belo Horizonte em um grande movimento em prol do asfalto da BR 367. O locutor Jailson Pereira sugeriu maior envolvimento dos caminhoneiros e dos arcebispos no movimento. Ainda foi sugerida uma ação civil pública.
         Uma comissão com quatro titulares e quatro suplentes de cada uma das quatro cidades foi formada para conduzir os próximos trabalhos.
        O professor Aécio Miranda, Sineval Aguilar, João Henrique Machado, Vânia Fernandes, Dr. Cláudio de Berilo usaram o espaço livre para observações muito pertinentes sobre o tema central do encontro.
      O movimento seguiu com uma carreata pelas ruas chapadenses até o local denominado como “Buriti” entre Chapada do Norte e Minas Novas. A Polícia Militar esteve presente auxiliando no movimento.
     Foi solicitada uma contribuição opcional no valor de R$15,00 (Quinze Reais) para custear despesas como os adesivos autocolantes confeccionados para a ocasião. A quantia está sendo entregue para Maurício Santana. A professora Maria Aparecida Evangelista secretariou o encontro.

     Os organizadores agradeceram aos moradores locais e visitantes que participaram do movimento e afirmaram que estarão divulgando as próximas ações nos meios de comunicação de massa.
Fotos: Maurício Costa
















05 fevereiro 2018

MAIARA E MARAÍSA E ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO FARÃO SHOWS EM CAPELINHA EM 31 DE MARÇO 2018, SÁBADO DE ALELUIA

As duplas sertanejas Zezé di Camargo & Luciano e Maiara & Maraísa irão se apresentar no Parque de Exposições de Capelinha em 31 de Março de 2018, Sábado de Aleluia no Capelinha Fest. O evento contará com uma mega estrutura, camarote e boate.
      Os postos de vendas em Capelinha são:
Autonomia Boutique, Sport Fitness Academia, Conectar Tecnologia, Blue Tickets http://bit.ly/2rsRIHO e Central de Vendas Capelinha Fest.
    As atrações foram anunciadas pelos empresários Tim Soiér e João Wellington em 20 de Janeiro.
Fonte: Aconteceu no Vale
www.timsoierpromocoes.com.br


02 fevereiro 2018

2º CONCERTO COMENTADO COM RAFAEL RAFLES É REALIZADO EM 2018 NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS EM CHAPADA DO NORTE MG

Foi realizado na noite de 02 de Fevereiro de 2018 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha o “II Concerto Comentado com Rafael Rafles”.
    Natural de Chapada do Norte MG Rafael Rafles aprendeu os primeiros acordes com o professor Elton Lourenço.
     Em 2012 ingressou no CEFAR (Centro de Formação Artística do Palácio das Artes) onde estudou percepção e violão erudito. Participou de Workshops e Masterclasses com violonistas reconhecidos nacional e internacionalmente como Aliéksey Vianna, José Lucena Vaz, Fábio Zanon, Cristiano Braga, Gaelle Solal, Reinbert Evers, Sérgio e Odair Assad, Duo Siqueira Lima, Yamandú Costa, Elodie Bouny, Carlos Walter, Michel Maciel, Victor Vale, Guilherme Vicens e Thiago Colombo.
    Participou de festivais como o 1º e 2º Festivais de Violões de José Lucena Vaz de Ouro Branco; Festival Internacional de Violões BH 2015; Festival de Maio 2016; VI Semana Seu Geraldo de Música, 12º Semana da Música de Ouro Branco; Festival Assad 2016 e 2017. Foi selecionado pelo concurso Jovem Músico BDMG (2015). Atualmente cursa Bacharelado em Violão Erudito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), sendo orientado pela professora Cláudia Garcia.
    O programa apresentado por Rafael Rafles na Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi:
·       Bachianinha Nº 1 – Paulinho Nogueira (1929-2003)
·       Caribeana Nº 3 – Henrique Annes (1946 até os dias atuais)
·       Sonatina em A – Frederico Moreno Torroba (1891-1982) Allegreto, Adagio, Allegro.
·       Lamentos do Morro- Aníbal Aroldo Sardinha (1915-1955)
·       Introdução e Variações sobre um tema de Mozart- Fernando Sor (1778-1839)
·       Jongo- Paulo Bellinati (1950 até os dias atuais).

Ao final da apresentação Rafael Rafles agradeceu ao público que munidos de guardas chuvas e sombrinhas enfrentou uma forte chuva e compareceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos para prestigiar sua apresentação e afirmou que com as bênçãos de Deus pretende em 2019 realizar o 3º concerto.
Fotos: Maurício Costa