Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

18 outubro 2018

FÉ, ESPIRITUALIDADE, CULTURA, TRADIÇÃO, ALEGRIA E SOLIDARIEDADE NA 196ª FESTA DO ROSÁRIO EM CHAPADA DO NORTE MG

                                                       

Foi realizada entre os dias 05 e 15 de Outubro de 2018 a 196ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos "Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais" de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha. O evento religioso e cultural é mantido pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e neste ano teve como juízes maiores os irmãos Reinaldo Ferreira Freire e Jaine de Matos Evangelista Oliveira responsáveis pela organização da festa. Marli Quirino Pereira foi a capitão do Mastro. As Missas foram celebradas pelo bispo Dom Marcello Romano. As novenas foram organizadas pelas pastorais da Paróquia Santa Cruz, Escola Municipal Nívea de Oliveira, Escola Estadual Monsenhor Mendes, Corpo Litúrgico, Colaboradores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os corais Santa Cruz, Santo Rosário e os Ministérios de Louvor Estrela de Davi e Santa Cecília fizeram a animação da parte religiosa que também teve a colaboração do seminarista Bruno Monteiro. A comunidade católica lotou a Igreja do Rosário durante os onze dias de festa, prestigiando as Novenas e as Missas celebradas.
     A parte cultural da festa teve a participação dos Tamborzeiros do Rosário, Congada de Nossa Senhora do Rosário e Banda de Música Filarmônica Santa Cruz de Chapada do Norte e a Congada de Nossa Senhora dos Quilombolas de Berilo.
    A população chapadense e os visitantes prestigiaram os vários momentos da festa como Leilões, Mastro, Buscada da Santa, Angu e vários outro. A festa encerrou-se na Descida do Reinado já despertando grande expectativa para o próximo ano.
Fotos: Maurício Costa





































Nenhum comentário:

Postar um comentário