Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

30 outubro 2017

CHAPADENSES PRESTIGIAM E FAZEM REIVINDICAÇÕES DURANTE A PASSAGEM DA CARAVANA DO PROJETO "LULA PELO BRASIL" EM ARAÇUAÍ E DIAMANTINA NO VALE DO JEQUITINHONHA EM MINAS GERAIS

     A caravana do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva percorreu mais de 1.500 quilômetros e vinte cidades em oito dias durante a segunda etapa do projeto “Lula pelo Brasil”, segundo informações do perfil do Partido dos Trabalhadores no Twitter.
    Em dois momentos desta caravana pelo Vale do Jequitinhonha, em Araçuaí e em Diamantina, filhos de Chapada do Norte MG estiveram presentes e aproveitaram a oportunidade para abraçar, afirmar apoio e reivindicar benfeitorias para o município.    
   Em Araçuaí o diretor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais o professor chapadense Aécio Miranda foi um dos cicerones da participação da caravana do ex-presidente Lula na instituição escolar e quando surgiu um momento propício Aécio reivindicou com o ex-presidente Lula sobre a necessidade e importância de asfaltamento da Rodovia Federal BR 367.
     Já em Diamantina um grupo de chapadenses esteve presentes prestigiando e fazendo cobranças aos políticos da caravana, entre eles os professores José Maria Silvestre (Zequinha), Aécio Miranda, Elem Neiva, o estudante Albano Júnior, a psicóloga do CREAS-Diamantina Luana Evangelista e o motorista Anderson Gervásio.
     A professora de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha, Elem Neiva, afirmou que em todas as oportunidades que teve para conversar com senadores, deputados e políticos presentes, frisou que é natural do município chapadense, ressaltou que a população é em sua maioria negra, falou sobre as comunidades quilombolas e dificuldades diversas enfrentadas pelos habitantes locais e fez um apelo especial em relação a Rodovia Federal BR 367, mas precisamente ao longo trecho que liga Minas Novas a Chapada do Norte, Chapada do Norte a Berilo e Berilo a Virgem da Lapa com quilômetros de estrada sem asfalto, esburacadas e com muita poeira e pedregulhos.
     O professor José Maria Silvestre entregou ao ex-presidente Lula e ao governador Pimentel dois documentos, cada um dos políticos recebeu um extenso relatório assinado por entidades representativas: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Câmara Municipal de Chapada do Norte MG; Câmara Municipal de Minas Novas, Prefeito Municipal de Berilo, Prefeito Municipal de Minas Novas, Partido dos Trabalhadores, Colegiado Executivo do Alto Jequitinhonha. O documento narrava à história do município de Chapada do Norte MG, origem, emancipação, traços da cultura, do artesanato, do turismo, descrição da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos-“Patrimônio de Natureza Imaterial e Cultural do Estado de Minas Gerais”, registro concedido pelo IEPHA-MG. O dossiê também reforça a força da população negra do município e a necessidade de apoio que necessitam na arte, na educação, na saúde e em outros setores. E por fim os documentos entregues por Zequinha reivindica a ligação asfáltica do município de Minas Novas até Ijicatu passando por Chapada do Norte MG nos trechos dos distritos de Santa Rita do Araçuaí, Cachoeira do Norte e São Sebastião da Boa Vista; descrevem a crise hídrica que assola Chapada do Norte e relata também o estado de sequidão do Rio Capivarí responsável pelo abastecimento de água. O documento entregue pelo professor Zequinha solicita a construção da barragem do Rio Araçuaí e a construção da barragem no Rio Capivarí.
    Os filhos de Chapada do Norte MG tiveram a grande oportunidade de fazerem suas solicitações pessoalmente ás autoridades presentes; além do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, conversaram diretamente com a presidenta eleita Dilma Rousseff, o governador do Estado de Minas Gerais Fernando Pimentel, a senadora Gleisi Hoffmann, a deputada estadual Marília Campos, senador Lindbergh Farias, o ex-prefeito do Estado de São Paulo e ex Ministro da Educação do governo Lula Fernando Haddad, deputado federal Padre João, deputada federal Benedita da Silva, deputado federal Patrus Ananias, Macaé secretaria de educação de Minas Gerais e a ex-prefeita de Araçuaí Cacá...
    O deputado estadual Dr. Jean Freire e o deputado federal Reginaldo “Mancha” Lopes incansavelmente buscaram o encontro para chamar a atenção das autoridades presentes para as principais necessidades do povo do Jequitinhonha.
     Vale ressaltar a presença de muitos minasnovenses no encontro em Diamantina.  Representantes do Sindicato de Minas Novas entregaram no palco ao ex-presidente Lula uma réplica do Sobradão.
    Com todo esforço de nossos conterrâneos em levar ao conhecimento de representantes influentes no campo da política, fica a nossa esperança de um olhar mais atento e um maior compromisso com a nossa cidade, tão amada e aclamada por suas riquezas culturais e por seu povo simples, humilde e batalhador.
Fonte: Elem Neiva e José Maria Silvestre
















Fotos: Elem Neiva e Aécio Miranda




Fotos: Júnior Garcia e José Maria Silvestre




Fotos: Anderson Gervásio









Fotos: Luana Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário