Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

IRMANDADE DO ROSÁRIO ESCOLHE OS JUÍZES MAIORES (REI E RAINHA) PARA ORGANIZAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS 2018 EM CHAPADA DO NORTE MG

Na tarde do Domingo dia 27 de Agosto de 2017 os irmãos (ãs) da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG estiveram reunidos para eleição dos juízes maiores que serão os responsáveis pela organização e realização da Festa do Rosário em 2018. Em votação aberta como é a tradição os irmãos elegeram Reinaldo Ferreira Freire e Jane Evangelista como Rei (Festeiro) e Rainha (Rainha) respectivamente para o próximo ano.
       Jane Evangelista agradeceu a confiança dos irmãos e pediu apoio para realização da festa no próximo ano. O irmão Reinaldo Ferreira Freire não compareceu por questões pessoais, mas como seu nome estava na pauta há algum tempo recebeu por unanimidade os votos dos presentes.
     Os irmãos presentes também discutiram os nomes que formam a Mesa de Escolha dos festeiros para os próximos anos, reforçando que permanecem aqueles nomes já escolhidos anteriormente. Após cinco anos que o irmão ingressou na Irmandade seu nome já pode ir para a votação e isso foi discutido no encontro.
   Por problemas de saúde, o presidente da Irmandade Maurício Costa não participou do encontro e ao final da reunião que foi conduzida pelo vice-presidente Olímpio Soares e o Procurador Geral Nilton Barbosa, os irmãos presentes, devotos e os Tambozeiros do Rosário conduziram a rainha eleita para 2017 Evangelista até sua residência onde foram recebidos com licor, refrigerante, quitanda e salgados.
     No Domingo dia 10 de Setembro de 2017 aconteceu uma nova reunião da Irmandade do Rosário conduzida pelo presidente Maurício Costa e na pauta: a prestação de contas do festeiro do ano anterior Júnior, repasse feito para a Paróquia Santa Cruz, informações sobre a parceria entre a Irmandade do Rosário e a Unimontes, matéria produzida pela Rede Minas com Seu Olímpio e Tamborzeiros do Rosário, os preparativos para a festa em 2017, patrocínio da Câmara Municipal nos cartazes e fôlderes da parte religiosa, solicitação de apoio a Prefeitura Municipal com pintura e reparos da Igreja do Rosário, contato com IEPHA-MG sobre questões relacionados a conservação Igreja do Rosário, confecção impressa das ladainhas para as novenas, escolha de um novo irmão para assumir a vaga de corta vento já que o irmão que exerce a função atualmente não conseguirá conciliar suas atividades onde trabalha com a Festa do Rosário.

        O irmão Reinaldo Ferreira Freire eleito por unanimidade como juiz maior para a Festa do Rosário em 2018 compareceu acompanhado da esposa, filhos e o sogro, agradeceu aos irmãos presentes e afirmou que conta com apoio da Irmandade e da comunidade católica chapadense para que realize a festa dentro dos costumes e tradições. E convidou aos presentes para conduzi-lo até sua residência como ocorre após a eleição do rei e da rainha. Os irmãos do Rosário, a rainha da congada, devotos, e os tamborzeiros do Rosário saíram ao som do batuque e músicas com bastante alegria, sendo recebidos pelos familiares do rei com salgados, quitanda, refrigerante e quitanda numa clima festivo que antecede as comemorações que louvam a Virgem do Rosário.
Os irmãos do Rosário, devotos, tamborzeiros e congadeiras conduzindo o rei eleito pode ser conferido nos vídeos nos seguintes links do Youtube:




 Fotos: Maurício Costa