Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

12 outubro 2016

DEVOTOS, DOCUMENTARISTAS, PESQUISADORES, TURISTAS, ESTUDANTES, ARTISTAS, RELIGIOSOS, FOLCLORISTAS, FOTÓGRAFOS E POLÍTICOS VISITAM A 194ª FESTA DO ROSÁRIO 2016 EM CHAPADA DO NORTE MG

A 194ª edição da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha que em 2013 recebeu do IEPHA-MG o título de “Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais” foi realizada em 2016 entre os dias 30 de Setembro e 10 de Outubro.
E como sempre acontece a realização da festa mobilizou toda a cidade (pastorais, corais, instituições de ensino das redes municipais e estaduais, secretarias, polícia militar, comércio local, sociedade civil, estudantes, poder público e legislativo, paróquia...) e atraiu visitantes dos povoados locais, distritos, cidades vizinhas, de cidades distantes, de outros estados, enfim, muita gente esteve presente na cidade neste período.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Chapada do Norte MG têm como principal atrativo uma programação que mantém as características principais dos seus antepassados     negros misturando fé, devoção, louvor, cultura, tradição, folclore, alegria e diversão por quase dois séculos.
Em 2016 um fator chamou muito a atenção dos participantes: um grande número de turistas de vários lugares presentes na festa: documentaristas, fotógrafos, religiosos, estudantes, pesquisadores, professores, representantes da cultura e do folclore no estado, artistas, músicos entre muitos outros.

O fotógrafo e documentarista Lori Figueiró esteve em Chapada do Norte MG acompanhando os eventos culturais e religiosos da festa e fez vários registros fotográficos. 
Uma equipe de estudantes e professores do município de Novo Cruzeiro que estiveram em 2015 em Chapada do Norte MG para intercambio cultural e neste ano voltaram para participarem da festa; representantes da Unimontes (Montes Claros) e IEPHA-MG também estiveram em Chapada do Norte MG acompanhando e estudando a festa; um integrante da Adefosul (Associação em Defesa do Folclore do Sul e Sudoeste de Minas Gerais) assistiu os eventos culturais e religiosos; e Edvard Pereira um pesquisador de Brasília distrito federal fez vários registros fotográficos da festa. Muitos outros membros da cultura visitaram a festa nestes dias. Chapada do Norte MG recebeu nestes dias os padres Darci e Bráulio de Capelinha, Marcos de Veredinha e Fabrízzio de Araçuaí que celebraram Missas na Festa, o padre Jair como visitante, membros da Congada Nossa Senhora do Rosário dos Quilombolas de Berilo e da Congada de São Benedito em Minas Novas, Marcos Vínicios de Itaobim, o prefeito Sérgio de Francisco Badaró, o deputado estadual dr. Jean Freire e muitos outros ilustres anônimos visitantes chapadenses e de outros lugares, movidos pela fé e apreciação da cultura da tradicional Festa do Rosário de Chapada do Norte MG.






















































Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário