Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

12 outubro 2016

ALUNOS E PROFESSORES DO GRUPO DE PESQUISAS CLIO DE NOVO CRUZEIRO MG INTENSIFICAM INTERCÂMBIO E VOLTAM Á CHAPADA DO NORTE MG NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 2016

Segundo informações do Jornal Clio, o Grupo de Pesquisas Clio é composto  por alunos e professores da Escola Estadual Eduardo Milton da Silva desde 04 de Novembro de 2013 para formação de um grupo de pesquisas em história e cultura afro-brasileira e indígena. Tendo como principal objetivo ampliar os conceitos de cidadania, respeito á diversidade religiosa, sincretismo, preconceito, direito e inclusão.
E foi para ampliar esses conhecimentos que no ano de 2015 alunos do Grupo Clio e o professor Jésus Sales estiveram em Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha visitando comunidades quilombolas, conhecendo as danças típicas, músicas, religiões e histórias destes povos. Também tiveram a oportunidade na ocasião de visitar igrejas da sede, andar pelas ruas da cidade e analisar seus casarios, saber do trabalho de preservação do patrimônio imaterial e material do município. E ouvirem relatos sobre a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos “Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais”, título concedido pelo IEPHA-MG após quase uma década de trabalhos de campo, visitas, entrevistas, fotografias, filmagens e elaboração de documentos e dossiês.
E em 2016 o Grupo de Pesquisas Clio retornou á Chapada do Norte MG, desta vez para participar, pesquisar e conhecer a Festa do Rosário. Os alunos ainda entrevistaram a senhora Lurdes sobre o dom e conhecimentos adquiridos como benzedeira; conheceram o deputado estadual Dr. Jean Freire e trocaram informações com professores da Unimontes e com Marcus Vinícius de Itaobim que estavam em Chapada do Norte acompanhando a festa, além de colherem informações com outros moradores e visitantes.
Na Igreja do Rosário conversaram com Maurício Costa e Olímpio Soares, presidente e vice respectivamente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG.
Foto de capa: Jésus Sales

Postagem relacionada:








Fotos: Maurício Costa












Fotos: Jésus Sales


Fotos: Marcus Vinícius (Itaobim MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário