Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

20 junho 2016

INTERVENÇÃO DO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO PIMENTEL DETERMINA A EXECUÇÃO DE OBRA PARA SANAR CRISE HÍDRICA EM CHAPADA DO NORTE MG

O município de Chapada do Norte MG vem sofrendo há alguns anos com a crise hídrica que assola a região, afetando a sede, distritos e povoados. A ausência de chuvas, o assoreamento, a preservação da mata ciliar, falta de trabalhos de prevenção e conservação das nascentes, dos rios, a conscientização e outros fatores foram determinantes para que Chapada do Norte MG atravessasse secas semelhantes ás regiões mais secas do Brasil. E nos últimos tempos apenas soluções imediatistas foram tomadas para amenizar o problema que se tornou comum e reincidente ano após ano. Políticos, lideranças locais e pessoas da sociedade civil tem tentado em vão há algum tempo chamar a atenção das autoridades mineiras para uma crise que afeta drasticamente famílias, instituições, festas tradicionais, a natureza... enfim toda a região e sua história. A população já estava sem esperança.  Mas surgiu uma luz no fim do túnel.
O governador do Estado de Minas Gerais Fernando Pimentel esteve na cidade de Minas Novas no Vale do Jequitinhonha em 03 de Junho de 2016 para entrega de 350 títulos de propriedades rurais para famílias do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.
Na oportunidade políticos e lideranças chapadenses fizeram chegar ao seu conhecimento a grave crise hídrica que o município de Chapada do Norte vem enfrentando de forma severa nos últimos anos.

E neste mesmo dia o secretário interino de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais Gustavo Xavier veio á Chapada do Norte MG para ver de perto o tamanho do estrago causado pela falta de água e todo o enorme sofrimento da população local causado por este problema.
O secretario reuniu-se na prefeitura com o prefeito Ronaldo Lourenço Santana para inteirar-se com mais informações das dificuldades da população sem água nas torneiras por longos períodos e traçar quais seriam as medidas tomadas. Posteriormente em entrevista na Rádio Bonsucesso de Minas Novas Gustavo Xavier disse que reuniu-se com o prefeito Ronaldo Lourenço, Leandro Evangelista e com o vereador Bocais. Relatou sobre o projeto de captação da água e afirmou que a Copanor e a Cemig participarão no desenvolvimento e que em tempo recorde o problema de água no município estará resolvido. Na mesma entrevista o prefeito Ronaldo Lourenço Santana confirmou que o governador estará presente na inauguração do projeto de transposição de água e que beberá o primeiro copo d’água deste projeto. O assessor do governador Zé Pedro também afirmou nesta entrevista o empenho do governador para que este projeto saia logo do papel e comece á ser executado.
As instalações de adutoras para puxar água do Rio Araçuaí no distrito de Santa Rita do Araçuaí e perfuração de poços artesianos com maior profundidade foram às primeiras hipóteses levantadas.  Segundo Gustavo Xavier o governador Fernando Pimentel irá disponibilizar os recursos necessários para que a Sedinor execute com urgência o projeto. Há o áudio onde o governador afirma que recebeu a demanda chapadense do prefeito Ronaldo Lourenço Santana e que em caráter de urgência pretende ligar água em Chapada do Norte MG
Em seu perfil na rede social Facebook o assessor do governo José Pedro Cordeiro postou que será construído em caráter de urgência a canalização para captação de água do Rio Araçuaí no distrito de Santa Rita do Araçuaí. Na postagem também diz que o secretario Gustavo Xavier e o prefeito Ronaldo e já acertaram as  últimas tratativas para iniciar a obra e que neste período a Sedinor e Copanor desenvolveram algumas ações e está programado que os trabalhos iniciem-se ainda no corrente mês de Junho.
E com a divulgação destas informações renova-se a esperança da população chapadense por dias em que a água, um bem tão precioso e essencial, seja mais presente no cotidiano das famílias chapadenses.
Mas, contudo, ainda permanece a necessidade de reforçar a conscientização quanto o racionamento da água, revitalização das nascentes, projetos de prevenção relacionados à falta d’água, conscientização nas escolas e igrejas, mais espaço para educação ambiental nas escolas e atenção necessária também ao Rio Araçuaí. Visando que ele não venha um dia á encontrasse-se no estado de calamidade no qual o Capivarí se encontra.
E principalmente: que Deus abençoe o Vale do Jequitinhonha com dias mais fartos de chuva e por períodos muito maiores.
Em sua página na rede social Facebook o deputado estadual dr. Jean Freire afirmou que através de uma solicitação sua o governador Fernando Pimentel destinou os recursos para combater os efeitos da seca em Chapada do Norte MG e que foi ele quem solicitou ao governador que a água do Rio Araçuaí foi captada para amenizar a seca do município de Chapada do Norte MG.

Fontes: sedinor.mg.gov.br
Rádio Bonsucesso
Perfil no Facebook de José Pedro Cordeiro
Página no Facebook :Dr Jean Freire

Postagens relacionadas:









Fotos: Perfil no Facebook: José Pedro Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário