Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

19 março 2016

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE CHAPADA DO NORTE MG SERÁ TEMA DE PORTAL INFORMATIVO SOBRE FESTAS

A jornalista Mariana Totino da Agência Diadorim Ideias no Rio de Janeiro entrou em contato com o atual presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha, Maurício Costa, para realização de uma entrevista via telefone sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a solicitação de outros contatos que participem como integrantes da irmandade local, como voluntários e também o contato de algum historiador que tenha trabalho publicado sobre a festa. A jornalista também pediu fotos da festa para ilustração e nome para os créditos.
A jornalista explicou que a agência está produzindo conteúdo para um portal informativo sobre festas que acontecem em todo o país. E entre as celebrações que serão contempladas pelo Brasil está a festa que se tornou “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais” em Maio de 2013.
O site é feito em parceria com a Fundação Via Varejo com apoio das Casas Bahia. Está sendo feito pesquisas, consultas á trabalhos acadêmicos, além de entrevistas com participantes, organizadores e estudiosos sobre cada uma das festas abordadas.
O site vai reunir textos sobre essas festas.
Após sua entrevista Maurício Costa sugeriu os nomes dos irmãos Nilton Barbosa, Olímpio Soares, Liliana Porto, Fabiane Vissotto, Donizete Lourenço, Marlene de Fátima, Síria de Matos, Tereza Vaz, Niucilene Soares,  Eraldo Eustáquio e Luís Molinari Mundin do IEPHA-MG para possíveis próximos entrevistados da jornalista.   
Maurício Costa disponibilizou o link https://flic.kr/s/aHsjTFG2kq no Flickr para a jornalista selecionar as fotos que solicitou.
 Este trabalho é muito importante para os irmãos do Rosário de Chapada do Norte MG por ser mais um recurso na divulgação da secular festa dos negros.























Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário