Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

domingo, 20 de dezembro de 2015

CHAPADA DO NORTE MG NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE E PREVENÇÃO DOS SEUS TERRÍVEIS MALES

Em Agosto de 2013 a Secretaria Estadual de Saúde realizou em Chapada do Norte MG em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde uma grande mobilização de conscientização da importância da prevenção quanto à proliferação do Mosquito Aedes aegypti. O evento contou com a participação da sociedade civil, professores, políticos, das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Transportes, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Escola Estadual Monsenhor Mendes, Escola Municipal Nívea de Oliveira e Fundação de Cultura Joaquim Souto Filho.
Durante alguns dias várias atividades foram realizadas, como recolhimento de lixos, entulhos, palestras, orientações, apresentação teatral, de grupos folclóricos. Até o Cine Sesi Cultural 10 anos que estava na cidade exibindo filmes na Praça da Matriz cedeu espaço em seus intervalos para que representantes da saúde local reforçassem a importância do trabalho realizado pela força tarefa contra a Dengue. Todas tinham como objetivo conscientizar a população chapadense dos males causados pela Dengue. No Youtube é possível assistir alguns vídeos do último dia da Força Tarefa em Chapada do Norte:
Todas estas ações juntaram-se á inúmeras que já são realizadas há décadas por escolas, instituições de saúde, igrejas, associações, sociedade civil, voluntários e muito outros grupos por Chapada do Norte e pelo Brasil afora. Programas diversos de televisão (jornalismo, entretenimento, infantil, documentários, novelas...) e rádio divulgam constantemente todas as precauções necessárias no combate ao mosquito da Dengue. Deveríamos está mais que cientes que não devemos deixar água limpa parada, que é importante tampar caixas e reservatórios d’água, deixar garrafas de cabeça para baixo, substituir água em vasos por areia, eliminar qualquer objeto que acumule o mínimo de água parada, está atento aos pneus para que não sirvam como reservatório de água, retirar lixos e entulhos dos quintais, entre outras muitas atividades...
É inacreditável, mas ainda hoje há pessoas que apesar de tanta informação repassada, não tomam os cuidados necessários para combater a Dengue. É possível encontrar casas com entulhos nos quintais acumulando água parada, pneus que servem de reservatórios de água limpa e parada, além de garrafas de vidro e pet. Irresponsabilidades que colocam a vida destas famílias em perigo e de vizinhos que procuram fazer sua parte e são prejudicados por outros. Em Chapada do Norte MG houve há pouco tempo uma espécie de epidemia da Dengue (chapadenses que iam parar no Hospital Cristo Rei com febre, dor de cabeça, dores musculares, e uma coceira insuportável). Eu fui vítima deste mal. Embora na época os médicos insistissem em falar que era um tipo de “Virose” e não Dengue. Mas agora o perigo aumentou muito.
Atualmente a Febre Zika e a Febre Chicungunha e neste segundo caso conseqüentemente a Microcefalia amedrontam e causam grande preocupação em todo país. E a melhor prevenção é a eliminação do mosquito. Ou seja, está ao nosso alcance.
E a Prefeitura Municipal de Chapada do Norte MG ADM 2013/2016 através da Secretaria Municipal de Saúde pensando nesta prevenção realizou entre os dias 09 e 18 de Dezembro de 2015 um grande mutirão contra a Dengue. Vimos caminhões de lixos e entulhos sendo retirados de vários pontos da sede do município. Segundo informações do secretário municipal de saúde, Carlos Eduardo Aparecido Soares: “Paralelamente ao mutirão estão acontecendo apresentações de teatro nos pontos de referência do município”. Carlos ressalta que “Na ação Juntos contra a Dengue estão envolvidos os profissionais de endemias, enfermeiros, gestor municipal de saúde, agentes de saúde, equipe do NASF, e profissionais liberais contratados para retirada de itens e recipientes que possam acumular água e criadores para o mosquito Aedes aegypti. O objetivo principal desta primeira ação é estimular á adesão da comunidade chapadense na manutenção e prevenção, colaborando assim com a limpeza urbana.”
 Mas todas estas ações serão inúteis, se a população não assumir suas responsabilidades na prevenção do mosquito da Dengue.
Vamos cada um fazer nossa parte! É absurdo imaginar que a picada de um mosquito seja responsável em destruir tantos sonhos e conquistas. Que este mosquito seja capaz em deixar nas famílias lembranças de entes queridos mortos por Dengue. Ou que seja responsável por uma geração de crianças com males como a Microcefalia. Tudo decorrente do descuido, da ausência de prevenção.

Vamos ser um exército no combate ao Mosquito da Dengue!
Foto de 2013: Raphael Dumont








Fotos do Evento em 2013: Maurício Costa




Foto de Capa e Fotos do Mutirão da Limpeza 2015: Secretaria Municipal de Saúde de Chapada do Norte MG