Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

sábado, 24 de outubro de 2015

CHAPADENSES RENDEM HOMENAGENS Á MEMÓRIA DO MÉDICO E TEATRÓLOGO DR. JOAQUIM SOUTO FILHO

No dia 22 de Agosto de 2015 o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais recebeu logo ao amanhecer a notícia do falecimento do médico, teatrólogo, ativista cultural e folclorista Dr. Joaquim Souto Filho em Pesqueira PE. E logo as redes sociais foram povoadas por homenagens de várias cidades pelas quais o médico trabalhou ou que tenha desenvolvido alguma das atividades que exercia no Estado. Em Chapada do Norte foi realizado na semana seguinte uma Missa de 7º dia, como descrito no link mauricioapcosta.blogspot.com/.../missa-do-7-dia-de-dr-joaquim-souto.ht..
 Nas celebrações seguintes o Padre Victor Hugo Nascimento líder espiritual da Paróquia Santa Cruz sempre se lembrava do médico nas Preces e pedia pelo descanso eterno da sua alma.
A diretora da chapadense Escola Estadual Monsenhor Mendes, Maria Aparecida Evangelista, alguns dias após o falecimento do Dr. Joaquim reuniu no pátio da instituição escolar: alunos, professores, supervisores, profissionais da secretaria, direção e os profissionais da cantina/ limpeza e fez a leitura do texto contido neste link mauricioapcosta.blogspot.com/.../dr-joaquim-souto-filho-medico-e.h
A publicação bateu recorde de visualizações com mais de duas mil visualizações na página mauricioapcosta.blogspot.com
Um grupo de amigos pessoais do médico esteve reunido para estudar o destino a ser dado a objetos cênicos usados pelo médico e guardados na casa em que morava. Durante alguns dias o grupo manteve por telefone conversas com a irmã do dr. Joaquim que reside em Pesqueira PE. E ouviram a opinião dela sobre qual seria a vontade do irmão recém falecido.
Outro grupo na cidade de Chapada do Norte MG pretende montar uma comissão para discutir como dar prosseguimento aos ensinamentos e ao legado do amigo que era tão ligado á cultura do Vale.
A gestora de esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Chapada do Norte MG, Acidália Maria Praxedes esteve á frente da elaboração e confecção da camisa que prestou uma homenagem ao falecido médico. Pessoas ligadas ao médico e admiradores fizeram aquisição do produto. Os Tamborzeiros do Rosário e a Congada de Nossa Senhora do Rosário fizeram apresentações durante a Festa do Rosário 2015 com a camisa que tem foto e texto do dr. Joaquim.
Na Buscada da Santa na Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens em Chapada do Norte MG, os Tamborzeiros do Rosário cantaram uma canção que dizia: “Que saudades do Dr. Joaquim; tudo que ele descobria ele contava pra mim”. Essa apresentação pode ser vista no Youtube no vídeo: Buscada da Santa no Córrego do Rosário 2015 na Festa do Rosário de Chapada do Norte MG neste link  mauricioapcosta.blogspot.com/.../buscada-da-santa-no-corrego-do-rosari...
No tradicional Mastro a Cavalo a Irmandade do Rosário presta uma homenagem ao final em uma bandeira que aparece entre os fogos trazendo os nomes dos irmãos falecidos entre uma festa e outra. E até hoje apenas a saudosa congadeira Eva Luíz do Córrego da Misericórdia era a única homenageada póstuma que não era da Irmandade. A homenagem dos irmãos na época foi devida á sua grande importância na festa e para a cultura chapadense. Em 2015 no encerramento do mastro a bandeira vinha com os dizeres: “Saudades Jovelino e Donizete Reis” (dois irmãos recém falecidos). E na mesma bandeira mais abaixo vinham os dizeres: “Saudades Dr. Joaquim”.  Uma homenagem póstuma da capitã do mastro Tatiany Santana e dos irmãos do rosário. O irmão Nilton Barbosa ao microfone falou sobre o legado deixado pelo médico e pediu uma salva de palmas que foi respondida calorosamente pelo grande público presente no mastro. Esta homenagem também pode ser conferida no Youtube no vídeo Mastro a Cavalo 2015 na Festa do Rosário em Chapada do Norte MG/Parte 2 ou no link mauricioapcosta.blogspot.com/2015/.../mastro-cavalo-2015-na-festa-do-...

E no início da Descida do Reinado na Segunda Feira da Posse em frente á Igreja de Nossa Senhora do Rosário os Tamborzeiros do Rosário cantaram “Meus Deus o que eu vou fazer; sem Dr. Joaquim para atender”. Esse desempenho está no vídeo Descida do Reinado na Festa de Nossa Senhora do Rosário 2015 em Chapada do Norte MG contido no link:  mauricioapcosta.blogspot.com/2015/.../descida-do-reinado-na-festa-de-n...

Toda esta homenagem pode ser resumida na frase postada no Facebook pelo escritor chapadense Edinaldo Soares, no dia 22 de Agosto de 2015: “Doutor Joaquim vive”

Fotos: Maurício Costa