Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

21 agosto 2015

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC/ EM CHAPADA DO NORTE MG

O mundo está em perfeita transformação constante. Tudo muda muito rápido. E é necessário está atento para acompanhar essa metamorfose. Em todas as profissões é preciso está ligado ao que está acontecendo. Na educação também é assim. Os profissionais da área precisam está conectados com as novidades para terem melhores condições de oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos e que tragam benefícios a aprendizagem. E há anos vários cursos de suporte vêm sendo oferecidos aos profissionais que estão á frente de uma sala de aula: Procap, Pró Letramento, Escola Ativa... E atualmente a bola da vez é o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC promovido pelo Ministério de Educação.  O curso presencial oferecido aos professores que lecionam com turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental tem como principal meta alfabetizar as crianças até os oito anos de idade. E isso exige grande dedicação dos professores que estão participando como alunos, dos professores orientadores de estudos e das instituições parceiras. Na Virada Educação realizada em Chapada do Norte pela Escola Municipal Nívea de Oliveira alguns pais citaram entre os pontos positivos no ensino a participação dos professores de seus filhos no PNAIC. Os pais entendem que o aperfeiçoamento dos profissionais de ensino da escola no curso, trás benefícios na aprendizagem das crianças. Em Chapada do Norte MG os professores orientadores de estudos desde o primeiro ciclo na rede municipal são Geraldo José Praxedes e Ivo Guedes. A coordenadora no primeiro ciclo foi à professora Acidália Maria Praxedes. E a partir do segundo ciclo a professora Nilza Carvalho. Os encontros acontecem na Escola Municipal Nívea de Oliveira e a Secretaria Municipal de Educação organiza o transporte e alimentação dos professores dos distritos e povoados chapadenses. Os envolvidos no curso dedicam horas de estudos em sala de aula e realização de trabalhos em grupos fora do recinto de capacitação. O curso além do conhecimento adquirido é também uma oportunidade para trocar de experiência e encontro com colegas de profissão. Neste terceiro ciclo as primeiras informações dizem que serão cinco encontros de oito horas cada um. E as atividades do primeiro caderno devem concentrar-se em fazer uma revisão nos estudos feitos até aqui. Contrariando as informações anteriores que afirmavam que roteiro de estudos seria baseado nos demais conteúdos ainda não explorados. Os encontros devem iniciar-se no início de Setembro quando os cursistas terão acesso ás informações sobre a terceira fase do pacto.
Em 2016 os encontros do Pacto retornam abordando o Caderno 4 "A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização".





























Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário