Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MISSA DE 7º DIA DO DR. JOAQUIM SOUTO FILHO EMOCIONA AMIGOS, COLEGAS, GRUPO TEATRAL E CONGADEIROS EM CHAPADA DO NORTE MG

Com início ás 06 horas da manhã do dia 28 de Agosto de 2015 foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Chapada do Norte MG a Santa Missa do 7º dia de falecimento do médico, teatrólogo e folclorista Dr. Joaquim Souto Filho. Com a presença dos fiéis chapadenses da Paróquia Santa Cruz, moradores do Bairro Céu Azul onde o médico residia há anos, da Congada de Nossa Senhora do Rosário, Grupo Teatral Curutuba,e  representantes da Secretaria de Cultura, Tamborzeiros do Rosário, Hospital Cristo Rei/UBS Zeolita do Perpétuo Socorro, Irmandade do Rosário, Escola Municipal Nívea de Oliveira e Escola Estadual Monsenhor Mendes, e ainda muitos amigos construídos ao longo de mais de duas décadas entre idas e vindas. Celebrada pelo pároco chapadense Padre Victor Hugo do Nascimento e participação dos Ministros, Equipe de Leitores, irmão Geraldo e Emerson que faz uma campanha de evangelização pelo Brasil e está visitando o município, e animação do Ministério de Louvor Santa Cecília. Entre os leitores estavam integrantes de gerações distintas (Francisca Machado, Ideralice Oliveira, Marcone Evangelista ) do grupo teatral e leitores que o próprio Dr. Joaquim tinha o costume de selecionar em ocasiões em que havia alguma celebração em que estava envolvido: Missa, Novena ou Terço. A diretora da escola municipal da sede Jânia Miranda também esteve entre os leitores. No início da celebração a Coordenadora da Liturgia e amiga do Dr. Joaquim, Ideralice Oliveira leu um pequeno trecho do currículo cultural que o próprio Dr Joaquim escreveu e a entregou há alguns anos. A Congada de Nossa Senhora do Rosário e o Grupo Teatral Curutuba participaram do Ofertório trazendo objetos pessoais e símbolos representativos ao grande incentivador que há uma semana deixou essa vida. Depois retornaram no encerramento da celebração cantando uma música em homenagem ao amigo que veio de Pesqueira PE para fazer história no Vale do Jequitinhonha no Estado de Minas Gerais. As pessoas presentes estavam visivelmente bastante emocionadas e durante a Missa foi possível ver algumas chorando, mas foram confortadas pelas palavras do padre Victor Hugo que durante a Missa ressaltou a alegria, a dedicação e a luta do médico na cidade e no Vale. O pároco também afirmou que Dr. Joaquim continua vivo, como médico das almas agora e que sua obra e seus ensinamentos devem ter continuidade.  Ao final da celebração Maurício Costa leu uma linda mensagem do Grupo Teatral Curutuba em homenagem póstuma ao mestre.
Em Itinga também foi celebrada no Domingo dia 30 de Agosto ás 19 horas na Igreja Nossa Senhora da Ajuda no Bairro Porto Alegre a Missa de 7º dia do Dr. Joaquim.


"Um povo que não valoriza o teatro está morto ou preste a morrer."
Joaquim Souto Filho * 02/12/1951 
+22/08/2015.











































Fotos: Maurício Costa

Postagens relacionadas:
http://mauricioapcosta.blogspot.com/2015/08/dr-joaquim-souto-filho-medico-e.html

http://mauricioapcosta.blogspot.com/2015/07/9-festa-de-sao-cristovao-em-chapada-do.html