Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

21 março 2015

IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE CHAPADA DO NORTE MG

É constituída por católicos devotos de Nossa Senhora do Rosário. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte em Minas Gerais foi fundada ainda no séc. XVIII, e cujo Compromisso data de 23 de Junho de 1822 –, bem como da Festa do Rosário, principal festa local e importante demarcador da identidade do município. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, tem suas principais atividades voltadas para a realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que ocorre anualmente no início de Outubro. Durante o ano os irmãos reúnem-se na Igreja do Rosário e debatem as ações que devem ser desenvolvidas em prol da conservação da igreja e da manutenção da festa, além de desenvolver algumas atividades como a coleta de ofertas pelas ruas da cidade, no Domingo de Páscoa e no feriado de Corpus Christi e a distribuição das tarefas para a festa. Os irmãos do Rosário tem reúnem-se quando convidados para celebrar novenas de outras festas, como a Festa do Divino Espírito e a Festa do Senhor Bom Jesus além de exercer tarefas destinadas pela Paróquia Santa Cruz durante a Semana Santa.  
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente, cultural e religioso, com personalidade jurídica própria. Tem por finalidade louvar a virgem do Rosário, mantendo a tradição de sua festa e culto; conseguir recursos; preservar a tradição cultural afro-religiosa de nossa cidade; manter o patrimônio histórico de Chapada do Norte, com destaque para a conservação de seu templo. As reuniões da Irmandade acontecem sempre na Igreja do Rosário e sempre ao Domingos durante a tarde. Ocasionalmente os irmãos reúnem-se durante algum dia da semana a noite. A diretoria atual da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário é formada por:
Maurício Aparecido Costa-Presidente; Olímpio Soares Rodrigues-Vice Presidente; Niucilene Barbosa Soares Rocha-1ª Secretária; Síria de Matos Ramos-segunda secretária; Daelson de Assis Ferreira- 1ºTesoureiro; Pedro Perpétuo Sousa-segundo tesoureiro e Nilton Aparecido Barbosa Machado – Procurador Geral. O mandato dura quatro anos. A próxima eleição será em Junho de 2018.
O único dia do ano em que se é possível filiar-se na Irmandade é no último dia festa, a Segunda da Posse. Basta ser católico, estar disposto a participar das reuniões, a ajudar nas tarefas e ter a consciência que a partir de cinco anos como irmão seu nome já pode ir para a mesa de votação que escolhe os reis novos. A pessoa comparece na Igreja do Rosário, manifesta seu interesse de ser irmão e seu nome é inscrito no livro de novos irmãos.
A história da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte-MG, é muito maior. Aqui temos um breve resumo. É uma oportunidade de divulgar um pouco a história deste grupo. Por exemplo: no compromisso o registro apresenta a data de 23 de Junho de 1822. Mas era comum naquela época a criação das Irmandades e só fazer o registro oficial muito tempo depois. Por isso conclui-se que nossa Irmandade seja muito anterior a essa data. E recentemente o senhor Paulo Toffoleti entregou aos irmãos documentos antigos que guardava há muitos anos. Neles há registros de ações da Irmandade do Rosário de Chapada do Norte MG em 1805, o que comprova a tese que o grupo já existia muito anos de 1822, quando foi feito o seu compromisso.

Fonte de apoio: Documentos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG.











































Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário