Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

06 fevereiro 2015

SEMINÁRIO DE ASSOCIATIVISMO EM CHAPADA DO NORTE – MG





Realização: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (Fabiane Vissotto, Maurício Costa e Niucilene Soares) de Chapada do Norte, Projeto Agentes Quilombolas Socioambientais, coordenado pela turismóloga Luciana do Carmo e a historiadora Agda Ferreira e a Rede Municipal de Apoio Integrado ao Turismo.
Apoio: Prefeitura Municipal de Chapada do Norte ADM: 2013/2016, Câmara Municipal de Chapada do Norte, Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Escola Municipal Nívea de Oliveira.
Palestrantes: Bete Gontijo, Adriane Coelho, Maurício Santana, Mateus da PUC de Serro, Regina do Sebrae de Turmalina, Mária do Carmo (Cacá) e Jésus Rosário

OBJETIVOS: Realizar seminário com o intuito de fortalecer e capacitar as diretorias e associados das Associações do município de Chapada do Norte com relação aos aspectos jurídicos, contábeis, de gestão e das questões quilombolas.
Público Alvo: Representantes de associações comunitárias, rurais, quilombolas, de artesãos, entre outras, localizadas na área urbana e rural do município de Chapada do Norte e seus distritos.

PROGRAMAÇÃO:
Manhã – 7:30h às 8h Credenciamento e café da manhã
8h às 12h - Palestras Técnicas com os seguintes temas:
Tema 1 – Associativismo.
Tema 2 – Participação Política e Cidadania – papel do associado e incentivo à participação da juventude (CEDEFES).
Tema 3 – Utilidade Pública das Associações e isenções fiscais (Câmara dos Vereadores).
Intervalo – 12h às 13:30h – Almoço
Durante o almoço haverá a Feira de Economia Solidária
Cada Associação está sendo convidada a expor sua produção rural e cultural: artesanatos, doces, quitandas,instrumentos musicais etc.
Tarde – 13:30h às 14h – Divisão dos Grupos para Oficinas
14h às 18h – Realização das Oficinas
Oficina 1 – Assessoria Jurídica para Associações (Revisão estatutária, organização de documentação, registro de atas, etc).
Oficina 2 - Assessoria Contábil para Associações (Gestão financeira e prestação de contas dos recursos).
Oficina 3 – Gestão e Empreendedorismo.
Oficina 4 – Associação Quilombola – Organização e Direitos (N`Golo).










FOTOS: MAURÍCIO COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário