Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

14 fevereiro 2015

Parceria entre o IEPHA-MG e o Patrimônio Cultural de Chapada do Norte em prol da preservação e da história.


Em 13 de Agosto de 2014 entre 14 e 16 horas 03 membros (Adriane Coelho, Fabiane Vissotto e Maurício Costa) do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Chapada do Norte-MG e o prefeito Ronaldo Lourenço Santana estiveram reunião no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais-IEPHA-MG com os senhores Fernando Viana Cabral-Presidente e Luís Gustavo Molinari Mundi- Gerente de Patrimônio Imaterial e com as senhoras Andréa Sasdelli Leite Praça- Gerente de Ação Preventiva e Camila Sardinha Cecconello- Gerente de Projetos e Obras. Os chapadenses foram solicitar que a instituição mineira esteja mais presente na deliberação de construções nas áreas de entorno do município e próximo a bens tombados e que auxilie os donos de obras nas edificações que vem surgindo e que trazem progresso à cidade. O IEPHA-MG vai a partir de agora analisar em Belo Horizonte os projetos e plantas de construções visando orientar as pessoas que querem construir na área de entorno e quando houver muita demanda vai disponibilizar um profissional para vim participar da reunião mensal do Conselho na cidade. Outras pautas discutidas foram à viabilidade do IEPHA-MG intermediar um projeto que contemple toda a reforma da Igreja da Matriz e outro que favoreça a construção de uma sede para a Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos de Chapada do Norte no terreno atrás da Capela do Rosário. Em ambas as pautas em questão foram sugeridas mecanismos que possam encaminhar tais questões. Ainda conversaram sobre o artesanato chapadense, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, Educação Patrimonial, Fundo de Cultural, sobre regimentos e leis de preservação do patrimônio, código de postura, entre outros assuntos. Também ficou confirmado na reunião que um engenheiro do IEPHA-MG virá a Chapada do Norte no próximo dia 21 de Agosto ás 9 horas da manhã analisar a parede da frente da Capela do Senhor Bom Jesus e que o trabalho da parede lateral está de acordo com as instruções do IEPHA-MG.
A partir desta reunião o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Chapada do Norte recebe as plantas de construções que recebe passa ao engenheiro da prefeitura que assina e em seguida envia ao  IEPHA-MG que faz uma análise  mais aprofundada através dos seus profissionais especializados na área e depois reenvia ao conselho chapadense com as observações pertinentes e conclusões. 


Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário