Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

16 fevereiro 2015

ENTREGA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS AO GRUPO BATUQUE DO DISTRITO CHAPADENSE DE VÁRGEM DO SETÚBAL


Em Dezembro de 2013 Maurício Costa e Fabiane Vissotto da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Chapada do Norte MG, Valdeci Carmargos monitor da Escolinha de Futebol mantida pela Prefeitura Municial e o motorista Arley estiveram no distrito de Vargem do Setúbal para entrega dos instrumentos musicais ao grupo. E aproveitaram para conversar com os músicos, saber quais necessidades enfrentam e buscar soluções futuras.
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo realizou a entrega de instrumentos musicais aos Grupos Folclóricos do município.

Foram  beneficiados os Grupos Congada de Nossa Senhora do Rosário, Folia de Reis de Santa Rita, Folia de Reis de Cachoeira do Norte, Grupo Curiango, Caboclos do Surubim, Grupo Calunga, Grupo de Rodas de São João Marques, Batuque da Vargem e os Tamborzeiros de Nossa Senhora do Rosário.

A entrega dos instrumentos consiste na segunda etapa do “Projeto de Preservação da Cultura Tradicional Imaterial das Comunidades de Chapada do Norte”, uma parceria da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado de Cultural através do FEC – Fundo Estadual de Cultura, Edital 2010.

Dentre os instrumentos adquiridos pelo projeto estão sanfonas, violas, pandeiros, caixas de folia e tambores artesanais.

A primeira etapa foi realizada de julho a outubro de 2011, onde que foram confeccionadas novas vestimentas e acessórios para os grupos, promovendo assim a valorização e fortalecimento dessas manifestações tão ricas e singulares.

Fonte: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo




Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário